No próximo dia (20), o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra. Por essa ocasião, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) realiza, de terça (20) até quinta-feira (22), no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Belém, o IV Seminário Diversidades e Questões Etnicorraciais que irá discutir temáticas que envolvem o estudo sobre os negros na grade curricular de ensino, bem como as pesquisas sobre a África.
Além disso, o evento vai tratar de assuntos que envolvem as comunidades quilombolas – uma vez que o Pará é o Estado que mais já regularizou terras remanescentes de quilombo. As religiões afro e suas implicações sociais também compõe a programação.
A partir do tema "A África enquanto continente invisibilizado no Currículo e suas possibilidades", o evento deve reunir aproximadamente 900 professores, estudantes e representantes da sociedade civil para apresentar uma África diferente, que está muito além dos aspectos negativos que são perpetuados pelo atual currículo.
De acordo com a professora Helena Rocha, coordenadora do evento e do Neab, esta será uma oportunidade para se discutir a África no currículo da Educação Básica e fazer as mudanças necessárias. "Com base nos trabalhos dos alunos da pós-graduação, iremos expor recursos metodológicos que dão certo e sugerem alternativas que podem ser adotadas pelos professores no ensino sobre a África", disse.
A programação do evento será composta por palestras, mesas-redondas e oficinas relacionadas tanto a arte e cultura, quanto a questões políticas. O seminário será aberto ao público. Informações através do telefone 8171.0173.
(DOL, com informações da assessoria)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar