plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pará vai ter o segundo legado de Niemeyer

O Brasil inteiro sentiu a perda do principal nome da arquitetura do país. Às vésperas de completar 105 anos (o aniversário seria comemorado no próximo dia 15), Oscar Niemeyer foi sepultado ontem, no Rio de Janeiro. Autor de importantes obras como o comple

twitter Google News

O Brasil inteiro sentiu a perda do principal nome da arquitetura do país. Às vésperas de completar 105 anos (o aniversário seria comemorado no próximo dia 15), Oscar Niemeyer foi sepultado ontem, no Rio de Janeiro. Autor de importantes obras como o complexo arquitetônico da Pampulha, em Minas Gerais, e os palácios do Itamaraty e do planalto, em Brasília, o arquiteto é conhecido no Pará pela projeção do Memorial à Cabanagem, porém mais recentemente assinou outra obra, essa ainda em fase de execução, o templo da igreja cristã evangélica Adventista do Sétimo Dia.

O projeto, último incluído no livro “As igrejas de Oscar Niemeyer”, foi idealizado em 2011 e segue em fase inicial no terreno onde está localizada a Faculdade Adventista da Amazônia (Faama), em Paricatuba, no município de Benevides. Orçado em R$ 10 milhões, ocupará uma área de 2100 metros quadrados com 22 metros de altura, oito andares e capacidade para mil pessoas. “Além de ser o último projeto incorporado ao livro, é o único templo de uma denominação cristã evangélica, os demais são todos de igrejas da denominação católica”, destaca Márcio Araújo, assessor de comunicação da Faama.

Ainda sem construção aparente, a obra dá os primeiros passos. De acordo com Márcio, desde o anúncio da obra, três visitas técnicas foram feitas ao local. Todas com a presença de profissionais do escritório do ilustre arquiteto. “A última visita aconteceu em junho. Vieram técnicos de iluminação, som e paisagismo. O terreno já foi avaliado e está demarcado. O local que vai abrigar os trabalhadores também já está pronto. Há luz e água,só falta a empresa chegar para dar início ao trabalho”, afirma Márcio.

Com formas arredondadas, a estrutura projetada por Niemeyer é toda apoiada em uma cruz de concreto e aço. “Claro que é uma satisfação para a instituição poder abrigar uma obra desse porte, assinada por Niemeyer que é considerado um grande gênio da área, mas não podemos esquecer, como o próprio Milton Afonso (empresário adventista do Rio de Janeiro que fez o pedido a Niemeyer para a elaboração do projeto) disse, que quando pronto esse será um lugar para lembrar não da grandeza de um homem, mas de um Deus que possibilitou que fosse construído. Niemeyer foi, claro, um ícone e grande homem na sua profissão e demonstra isso no projeto que não será restrito à faculdade, ficará aberto a quem quiser”, antecipa Márcio.

Apesar da expectativa positiva, o templo ainda não tem prazo para ser erguido.

MEMORIAL

Enquanto a segunda edificação projetada por Oscar Niemeyer não chega, os belenenses assistem a única obra do velho mestre em capital nortista se perder no esquecimento. Construído há mais 20 anos, o Memorial da Cabanagem, hoje encoberto pelo avanço das obras do BRT, é cada vez menos notado. “Temos um privilégio que a partir de agora ninguém mais terá. Se continuar como está, abandonado, vamos perder esse marco tão importante”, lamenta a professora Rosa Cândido.

Em nota, a Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelas obras do BRT, informa que o Memorial será contemplado dentro do projeto do BRT Belém. De acordo com o texto enviado, o Memorial está recebendo manutenção constante que inclui a retirada da ferragem exposta e do lixo. “A UGPE reitera ainda que o Memorial não está abandonado, pois fica protegido por meio de redes de proteção. Além disso, o Memorial é vigiado por vigilantes da empresa contratada para realizar a obra do BRT, para evitar depredações ao patrimônio”, continua a nota, que finaliza informando a intenção dos responsáveis em iluminar o Memorial com lâmpadas especiais para destacar a a arquitetura da obra.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!