Exatos 8.056 candidatos foram classificados pela modalidade Processo Seletivo (Prosel) para a terceira e última etapa da seleção da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para 2013, que ocorre domingo (16), de 8 às 13 horas.. O acesso ao resultado da primeira e segunda etapa do Prosel 2013 pode ser feito no site da Uepa (www.uepa.br) ou pelo endereço http://www.prodepa.psi.br/uepa/vest/2013/lotacao2013/resultado_fase12_2012.cfm.
Nesta segunda-feira (10), a instituição divulgou, além da demanda de vagas por curso em relação à última etapa da seleção, a maior e menor pontuação obtida pelos candidatos do Prosel na primeira e segunda etapa do certame, o chamado ponto de corte.
Em Belém, a concorrência por uma vaga no curso de medicina pelo Prosel agora é de 5,72 (286 candidatos disputam as 50 vagas ofertadas). Bacharelado em desing (noturno) apresentou uma relação de 5,70 candidatos para cada uma das 20 vagas ofertadas. Licenciatura em educação física (primeiro semestre/ matutino) figura como a terceira graduação mais concorrida, com 72 candidatos disputando 13 vagas, perfazendo uma relação de 5,54 por vaga.
Na modalidade Prise, o curso educação física, segundo semestre noturno, em Belém, é o que lidera a concorrência, com uma relação de 10,54 candidatos por vaga. São 137 concorrentes na disputa pelas 13 vagas ofertadas no período. Em seguida, aparecem engenharia ambiental (matutino) e engenharia de produção (matutino), ambos em Belém, com concorrência de 10,3 candidatos por vaga. O terceiro curso mais procurado é educação física, segundo semestre, vespertino, que tem uma demanda de 9,85 candidatos por vaga.
O curso de medicina em Marabá é uma das grandes novidades do Processo Seletivo 2013 da Uepa. Serão 20 vagas divididas entre Prosel e Prise, com início das aulas a partir do segundo semestre do ano que vem. Para o Prosel, foram mais de 1,8 mil candidatos inscritos, entretanto, com o corte da primeira e segunda etapas, somente 56 candidatos ficaram na disputa por uma das dez vagas. No Prise, 95 disputam as vagas restantes, perfazendo uma relação de 9,5 por vaga.
No próximo domingo, os 8.056 candidatos classificados se juntam aos 5.230 que fazem a terceira etapa do Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIV). Nesta última etapa, eles respondem a 54 questões objetivas, incluindo língua estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos.
No dia da prova, é necessário apresentar documento oficial com foto. Caso o candidato esteja impossibilitado de levar os documentos originais por perda, roubo ou furto, será necessário apresentar um registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias.
No Processo Seletivo 2013 da Uepa estão sendo ofertadas 3.262 vagas em 23 cursos de graduação, divididas igualitariamente entre as duas modalidades de acesso. Este ano, foram 106.604 candidatos inscritos, dos quais 53,2 mil concorreram pelo Prosel. No Prise, são 32,4 mil inscritos na primeira etapa, 15,6 mil na segunda e 5,2 mil na terceira.
O curso de licenciatura em geografia, em Barcarena, é outra novidade este ano. Além disso, tecnologia agroindustrial, que antes tinha duas habilitações (alimentos e madeira), passou por uma reformulação e agora será ofertado em duas graduações diferentes: engenharia florestal e tecnologia de alimentos.
Nos municípios de Cametá, Castanhal, Redenção e Salvaterra, serão ofertadas vagas para o curso de tecnologia de alimentos; em Paragominas, para engenharia florestal. Em Belém e Marabá, serão abertas turmas para as duas graduações.
(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar