O município de Belém começará uma nova gestão administrativa a partir das 17 horas de amanhã, o primeiro dia de 2013. Até 31 de dezembro de 2016, Zenaldo Coutinho (PSDB) comandará a capital que é a porta de entrada da Amazônia, com porte de metrópole, mas um orçamento anual estimado de apenas R$ 2.4 bilhões, grande parte dos índices sociais abaixo das grandes capitais brasileiras. O tucano foi eleito na disputa em segundo turno contra o candidato do Psol Edmilson Rodrigues, ex-prefeito da capital paraense entre 1998 e 2004.
A posse do novo prefeito será realizada na sede do Palácio Antônio Lemos, sede do poder Executivo municipal, no centro histórico de Belém. Zenaldo Coutinho e sua vice-prefeita Karla Martins (PSB) serão empossados nos devidos cargos, em solenidade às 17 horas, após a posse dos 35 vereadores eleitos em outubro deste ano. O governador do Pará Simão Jatene (PSDB) participará da solenidade.
A posse dos vereadores municipais será realizada na Câmara Municipal de Belém (CMB) às 15 horas. Após a posse dos novos parlamentares, será realizada também a eleição da nova mesa-diretora da CMB para o biênio 2013-2014.
DISPUTA
Três candidatos disputam a presidência do Legislativo municipal. O candidato da base governista, o tucano Paulo Queiroz, foi eleito para o quinto mandato parlamentar e conta com apoio irrestrito do prefeito Zenaldo Coutinho, inclusive, sua candidatura foi anunciada pelo próprio Coutinho no início de dezembro.
Zeca Pirão (PMDB) já administrou a CMB e pretende se reeleger para o cargo com apoio de várias bancadas, incluindo a oposição. Ele afirma que sua candidatura é um contraponto ao candidato oficial, mas alguns vereadores de sua própria bancada apoiam Paulo Queiroz. No entanto, Pirão avisa que vai surpreender na hora da eleição.
Eleita a vereadora mais votada de Belém em 2012, Marinor Brito (Psol) se apresenta como a candidata de oposição, que representa as bancadas de esquerda, afirma que a tarefa não é nada fácil, mas que poderá derrotar o candidato do prefeito em articulação com várias bancadas e uma plataforma de gestão com lema de autonomia e independência do Executivo municipal.
A bancada petista na CMB se reunirá hoje pela manhã para decidir qual candidatura vai apoiar na eleição de amanhã, após a posse dos vereadores. O presidente municipal Apolônio Brasileiro assegura que nenhuma das três candidaturas está descartada ainda. Mas garante que o partido não vai “ideologizar” o apoio à presidência da mesa-diretora da Casa.
O interesse, segundo Brasileiro, que o partido vai tentar assegurar assento nas comissões técnicas da Casa e tem como meta principal a melhoria da administração na CMB. Mas, ainda não decidiu nada.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar