plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

O Pará está na moda?

Nunca o nome do Pará foi tão falado, tão comentado quanto no ano de 2012. A expressão "o Pará tá na moda" pôde ser encontrada constantemente na mídia, nas redes sociais, em circuitos culturais, no esporte e em diversas áreas seja citando as riquezas cultu

twitter Google News

Nunca o nome do Pará foi tão falado, tão comentado quanto no ano de 2012. A expressão "o Pará tá na moda" pôde ser encontrada constantemente na mídia, nas redes sociais, em circuitos culturais, no esporte e em diversas áreas seja citando as riquezas culturais, musicais, sua culinária, suas belezas naturais e seus talentos.

O Círio de Nazaré, era até então o grande vetor de referências. O cartão de visitas do Pará, mais especificamente da capital. Toda essa curiosidade trouxe à capital paraense o técnico em radiologia Miguel Abreu, de 32 anos.

Natural do Rio de Janeiro e morador de Campinas, interior de São Paulo desde 2002, Miguel esteve pela primeira vez em Belém no ano de 2005. "Conheci uma moça pela internet e alguns meses depois vim visitá-la e aproveitei para conhecer a cidade, mas por conta do trabalho, fiquei apenas um final de semana", contou.

As impressões foram as melhores possíveis tanto que dois anos depois, e desta vez de férias, Miguel retornou à Belém e pôde conhecer mais das belezas da região. "Desta vez sim, pude conhecer pontos turísticos. Posso dizer que Belém é surpreendente. Destaco os casarões antigos, a Estação das Docas e a ilha de Mosqueiro", disse.

Setores do turismo

Entre os diversos tipos de turista, pelo menos quatro deles são os mais recorrentes na região. O receptivo, o turismo de negócios, o ecológico e o religioso. Segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/Pa), cerca de 500 milhões de Reais foram injetados na economia paraense no ano de 2012 através de turistas e as metas para 2013 da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) são de que o Pará vai some um fluxo turístico superior a 1 milhão de visitantes com uma receita que deve superar os R$ 550 milhões.

Tipos de turismo

O chamado turismo de aventura, ou ecoturismo tem tido uma procura expressiva, bem como a Pesca Esportiva, segundo a Belémtur. Ainda de acordo com o órgão, outros dois setores que tem crescido são o Turismo Científico, por conta da biodiversidade da região que é alvo de interesse de pesquisadores em todo o mundo, além do Turismo Rural e o gastronômico estão em ascensão pela peculiaridade da culinária que mistura referências indígenas, negras e européias.

O Círio é conhecido como o Natal dos paraenses. Sua grandiosidade também no que se refere a circulação de pessoas em Belém é inquestionável, porém dados como o fluxo de embarque e desembarque no aeroporto de Belém apontam que mesmo contando com voos extras no mês de outubro para atender a demanda do Círio, a época de maior movimento no aeroporto é no mês de dezembro. Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), desde o ano de 2007.

Segundo a assessoria da Infraero em Belém, os números se referem a circulação de pessoas no local, no que se refere a embarque e desembarque, porém não há como identificar com exatidão a quantidade de turistas e/ou visitantes e de pessoas que vem à Belém para visitar família, para tratar de negócios ou para outros fins. Em 2007 40.124 aeronaves passaram pelo Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro com um fluxo de passageiros de 2.119.552. No ano de 2012 o número de voos no local foi de 54.836, o que gerou uma movimentação de 3.342.670 pessoas ao longo do ano.

Ainda de acordo com a Infraero, a ocasião do Círio de Nazaré teve um crescimento de 12% no fluxo de passageiros em relação ao ano de 2012. "Hoje em dia esta mais acessível viajar de avião. Sempre que posso, antecipo em um ou dois dias viagens de trabalho para poder conhecer um pouco da cidade. Ano passado por exemplo a vez de Belém. A minha reunião era na segunda-feira, porém cheguei à Belém ainda na sexta-feira e tive o fim de semana para descansar e passear pela cidade que é realmente muito bonita e rica culturalmente",afirmou Henrique Marques, representante de medicamentos.

Pará na rota dos Cruzeiros Marítimos

Segundo dados da Paratur, a temporada 2012-2013 deve acrescentar um fluxo de 46.464 mil visitantes que passam por Belém e Santarém.
O estudo aponta que a previsão de passageiros em visita ao Pará oriundos da Alemanha, EUA, e Inglaterra somem 46.464 mil visitantes entre os meses de outubro de 2012 e maio de 2013.

Os dados apontam que o crescimento existe, que pode e deve ser implementado, capacitado e gerado.

(Marcela Brabo/DOL)

Leia também:

>> O Pará é rota do turismo?

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!