Desde 2010, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sensibilizam a população belenense na tentativa de mostrar a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea.
“A igreja possui uma opinião positiva perante os fiéis e os estimula nas novenas a doar e a se cadastrar. Temos obtido resultados positivos”, afirma a gerente de captação do Hemopa, Juciara Farias, acrescentando que as campanhas emergenciais são necessárias para manter o estoque.
Com um carro som, faixas, material educativo, além da divulgação da comunidade jovem, amanhã, das 9h às 20h, o Hemopa realizará novamente a campanha na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
“Estamos envolvendo nesta iniciativa principalmente os jovens, introduzindo a ideia de responsabilidade social. Ainda temos dificuldade de doadores de sangue dos tipos negativos (O, A, B e AB negativos)”, completa.
SÁBADOS
Juciara diz que todos os sábados o Hemopa fica aberto justamente para aquelas pessoas que trabalham e não possuem tempo de doar sangue. “Temos de 150 a 180 doadores a cada sábado”, informa. Ela explica que, ao todo, são quatro mil cadastrados no Hemopa, porém apenas 50% repetem a doação. “É importante voltar ao local e continuar com o gesto, para que, dessa maneira, sejam atendidas as demandas nos hospitais”, lembra.
Outra alternativa de campanha continuada é o projeto ‘Doador de Sangue do Futuro’, que é realizado em escolas da rede pública e privada, além de universidades. A equipe técnica do Hemopa ministra palestras aos alunos e oficinas aos professores.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar