A escalada da violência no Estado do Pará será debatida pela Assembleia Legislativa em seminário que será realizado entre os deputados, representantes da segurança pública estadual e de entidades especializadas no tema. A proposta foi apresentada pelo deputado Carlos Bordalo (PT) e já obteve apoio de grande parte dos parlamentares, inclusive do líder do PSDB, José Megale, que apoia a proposta, apesar de contestar os dados em que a capital paraense figura como a 26ª cidade mais violenta do mundo pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, uma ONG mexicana, que elabora o ranking mundial das cidades mais violentas.
Vários deputados ontem questionaram a política atual de segurança pública, levando em consideração os últimos acontecimentos do final de semana, em que um empresário e advogado foram assassinados no sábado em Tomé-Açu, uma joalheria foi assaltada em um shopping da capital, além da execução de um professor na sala de aula na segunda-feira em Belém, só para citar alguns exemplos.
Bordalo alega que o parlamento não pode ignorar a situação. Portanto, precisa levar o assunto para um debate especializado. Ele questiona por que o governo Simão Jatene em dois anos não nomeou nenhum policial civil nem militar. “Está faltando polícia nas ruas”, critica o deputado.
Outro requerimento apresentado ontem, também de deputado petista, Airton Faleiro, solicita informações ao governo estadual sobre qual plano emergencial o governo vai adotar para a área de segurança pública. “Mais de 63% dos paraenses não se sentem seguros em suas cidades”, aponta Faleiro, citando os dados da Síntese dos Indicadores Sociais 2012 do IBGE.
José Megale, líder tucano na AL, considera natural que o parlamento debata as questões de segurança pública e, segundo ele, todos os assuntos que angustiam a população. Mas ele questiona a credibilidade da ONG mexicana, cujos números o deputado não aceita.
Ele afirma que o governo do PT (2007 a 2011) em quatro anos criou menos de 500 vagas no sistema carcerário do Estado. Porém, ele ressalta que nestes dois anos do governo Simão Jatene estão sendo construídas mais de 5 mil vagas nas penitenciárias locais. Megale também assegura que o governo está comprando mais de mil viaturas para a polícia, além de equipamentos para melhorar toda a estrutura da área de segurança pública estadual. “Segurança pública é uma das prioridades do governo Simão Jatene”, garante o líder governista.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar