Catadores de materiais recicláveis do lixão do Aurá e policiais militares entraram em confronto na noite desta quinta-feira (4). Segundo informações dos catadores, a PM usou spray de pimenta para tentar acabar com a manifestação.
Os catadores fecharam a entrada do lixão e cerca de 50 caminhões de coleta estão sem entrar no aterro.
O motivo do protesto foi chamar a atenção das prefeituras de Belém, Marituba e Ananindeua para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na tarde de ontem (3), no Ministério Público.
“Achamos que não estamos representados no TAC. Pelo que lemos, o documento só vai beneficiar as empresas de coleta. O prefeito disse que só iria assinar o termo depois de reunir com os catadores e isso não foi feito”, explica a catadora Ana Lúcia Moraes.
Ela alega que os catadores não receberam uma cópia do TAC, ao contrário do que informou a Sesan, e que só leram o documento hoje, após baixarem na internet.
“Outras preocupação nossa é quanto a situação da empresa CTR (Central de Tratamento de Resíduos Guajará), que terá seu contrato reincidido. Atualmente, ela realiza trabalhos sociais com os catadores e a nossa preocupação é que sem ela isso acabe”.
(Antonio Santos/DOL, com informações do repórter Marcos Aleixo/RBA TV)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar