A Praça Batista Campos recebeu ontem a Caminhada Azul pela Conscientização do Autismo, organizada pela Atenção Multidisciplinar, Orientação e Respeito pelo Autismo (Amora), em parceria com várias instituições. O presidente da Amora, Sérgio Serra, acredita que a caminhada é importante para a divulgação do autismo. “Assim a sociedade pode ver que existem muitas famílias com autistas. Saber que existe uma coletividade e pessoas que se preocupam com isso”, ressalta.
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Castanhal e região participou. Uma das coordenadoras do espaço, Lílian Costa, estava na caminhada: “Muita gente critica a criança autista, achando que ela é birrenta, sem saber que ela é assim por ser autista”.
Para a professora Marcela Castro, a divulgação é importante: “A maioria das pessoas não sabe o que é porque é algo que não tem rosto”. Na caminhada, ela levava o filho de seis anos, Lucas, que já passou por quatro escolas diferentes. O servidor aposentado Artur Borges participou da caminhada junto à esposa e o filho Abraão, de 17 anos. “Nós percebemos uma carência de atendimento e informação sobre o autismo no nosso Estado”, reclama.
Para a Amora, a gestão Municipal principalmente, precisa dar mais atenção para a saúde e a educação das crianças autistas. Segundo o presidente da Amora, “Há uma fila de espera de cerca de 540 crianças. Muitas família vêm fazendo atendimentos dentro de casa, o que deveria ser feito em um lugar acompanhado, com inclusão do autista”, conclui.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar