plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Famep é parceira do Incra para assentamentos

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realiza na nesta sexta-feira, 12, no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – Sudam, o primeiro de dois diálogos com lideranças de assentamentos agrários, prefeitos, presi

twitter Google News

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realiza na nesta sexta-feira, 12, no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – Sudam, o primeiro de dois diálogos com lideranças de assentamentos agrários, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais e estaduais.

O principal objetivo é anunciar aos gestores as diretrizes e programas disponíveis para as regiões do estado do Pará que pertencem ao contexto da reforma agrária, além de apresentar meios de como acessar esses programas e, de forma estratégica, decidir como interligar as políticas do Incra de reforma agrária com os municípios. Este primeiro encontro será destinado às regiões do Baixo Tocantins e do arquipélago do Marajó, onde estão localizados mais de 30 municípios que possuem áreas de assentamento.

No último dia 4, o superintendente do Incra/PA, Elielson Pereira, reuniu com o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará – Famep, Helder Barbalho. O encontro resultou na parceria entre o Incra e a Famep para a realização dos dois encontros. Helder acenou como positiva a parceria e colocou a federação à disposição do instituto. “Essa parceria é muito oportuna. Não podemos mais aceitar que as áreas de assentamentos agrários sejam isoladas. Elas fazem parte dos municípios e precisam ter garantido o acesso aos programas federais e a toda a infraestrutura necessária para manter uma boa qualidade de vida aos assentados”, disse Helder Barbalho.

Elielson afirmou que é muito importante ter o apoio da Famep. “A Famep é a representante legítima dos municípios. Não poderíamos iniciar um debate como este sem conversar com a federação”.

Helder Barbalho disse que os dois debates tem papéis importantes para identificar de que forma as duas entidades podem viabilizar o acesso mais rápido aos programas federais. “Nossos assentados e assentadas precisam das políticas sociais que os municípios desenvolvem, que o governo federal desenvolve. A ideia é somar esforços”, destacou.

O segundo encontro, destinado aos prefeitos do nordeste paraense, será no dia 19 de abril, em Mãe do Rio.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!