plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Sindmepa diz que Santa Casa pode ser privatizada

O diretor administrativo do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), João Gouveia, afirmou, ontem, que já estaria “em um estágio bem avançado” as negociações do Governo do Estado com o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) para a privatização d

twitter Google News

O diretor administrativo do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), João Gouveia, afirmou, ontem, que já estaria “em um estágio bem avançado” as negociações do Governo do Estado com o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) para a privatização da nova Santa Casa. Segundo Gouveia, a denúncia foi feita por médicos que trabalham naquele hospital, durante uma assembleia dos médicos realizada anteontem à noite.

Reuniões estariam acontecendo para tratar do que ele chama de privatização do hospital. “E isso sem ouvir ninguém. A sociedade tem que ser ouvida, tem que se manifestar. Consideramos isso uma traição, pois a Santa Casa é patrimônio público e histórico do povo do Pará, que deveria ser consultado sobre planos de transformar a instituição em hospital-escola de um curso de medicina privado”, disse João Gouveia.

DENÚNCIA

Ele acrescentou que o Sindmepa vai denunciar esta possível intenção do Estado ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Conselho Estadual de Saúde (CES) e Assembleia Legislativa do Estado (AL), entre outros.

Os médicos da Santa Casa, segundo o Sindmepa, também denunciaram as condições de trabalho que estariam piores do que em 2011, quando a categoria promoveu um movimento grevista na instituição, citando pendências da pagamento de plantões e o descumprimento de acordos judiciais e com a Sespa.

Os médicos também denunciaram que os funcionários não teriam sido chamados para esclarecimentos sobre os procedimentos a serem tomados para a mudança para a nova Santa Casa.

“A falta de transparência na Santa Casa é uma constante, com a desativação do Conselho Gestor da entidade e a comissão da GDI (a gratificação de desempenho do hospital). Temos que reagir contra esse estado de coisas”, disse João Gouveia.

Instituições negam qualquer negociação

A pró-reitora de Administração do Cesupa, Lílian Mendes Acatauassú Nunes disse que foi surpreendida com a informação. “A gestão superior do Cesupa não conhece esse assunto, desconheço qualquer encaminhamento sobre esse assunto”, afirmou Líllian Nunes.

A direção da Fundação Santa Casa informou, por meio de uma nota, “que não procede a denúncia de privatização da instituição. O que está ocorrendo neste momento é o levantamento da necessidade de recursos, inclusive de pessoas para compor o quadro funcional do novo prédio, que vai atender a área materno-infantil”.

Em relação à gestão do novo espaço, a direção informou que “ainda está sendo estudada uma forma que venha atender da melhor maneira os usuários, e as decisões serão tomadas com a participação dos servidores”. A direção do hospital afirma ainda que a Santa Casa “continuará atendendo 100% os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).”

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!