A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizou uma força-tarefa pela Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, no último final de semana. Mais oito salas de vacinação foram abertas em locais de intenso fluxo de pessoas, como supermercados e shoppings centers.
Nem o Pará, nem o restante do Brasil chegaram a 50% da meta de imunizações. O objetivo era imunizar 1,2 milhão de pessoas até o dia 26 de abril, somente no Pará. Assim, o Ministério da Saúde prorrogou o período da campanha para até 10 de maio.
A intenção é reduzir a mortalidade e as complicações causadas por infecções pelo vírus influenza. A partir de amanhã serão 52 salas de vacinação abertas em Belém. Segundo a coordenadora municipal da campanha, Nazaré Athaíde, é preciso chegar até os grupos de risco. “Estávamos em supermercados, um shopping e uma igreja aproveitando que esses lugares têm muito movimento. A aceitação foi boa e conseguimos vacinar muita gente nesse final de semana”, afirma.
REFORÇO
Mas, dentro do grupo prioritário, alguns reforços são urgentes. “Vamos percorrer as maternidades e hospitais para chegar até as grávidas e mães no puerpério que são um público que teve índices pequenos de imunização”, conta.
Os grupos prioritários são os maiores de 60 anos, as gestantes, mulheres no puerpério, ou seja, nos primeiros 45 dias após o parto, também as crianças de seis meses a menos de dois anos e pacientes crônicos, como os cardiopatas e diabéticos. Para esse último grupo, é importante levar a prescrição médica.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar