O Instituto de desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) divulgou, na manhã de ontem (8), o resultado da pesquisa sobre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) relativo ao mês de junho na Região Metropolitana de Belém. A taxa mede as variações de preços dos bens e serviços que compõem o orçamento das famílias residentes na RMB, com rendimentos entre um e oito salários mínimos. No mês em questão, a taxa recuou 0,45 pontos percentuais em relação a maio, ficando em 0,50%.
O grupo com a maior variação foi o Transportes, com alta de 1,78%. Os itens que mais influenciaram foram passagem de barco (3,27%), lavagem de auto (3,19%), motocicleta (6,87%), pneu e câmera (1,39%) e o subitem Combustível para Veículos (0,35%) -gasolina (0,34%) e óleo diesel (0,39%). No grupo Comunicação, os preços permaneceram estáveis.
Os itens que mais sofreram alta foram relacionados a serviços como Manutenção de Móveis (40,98%) e Sapateiro (13,05%) ou produtos procurados pela chegada das férias de julho, como biquíni (11,48%), maiô (5,35%) e bronzeador (3,57%).
(Diário do Pará, com informações da Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar