Após a manifestação que resultou no fechamento da rodovia Arthur Bernardes, na manhã desta quarta-feira (21), em Belém, por causa de uma lombada construída pelos moradores da área e retirada por mototaxistas, a Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub) esclarece que a implantação do obstáculo obedece regras.
De acordo com a Amub, a implantação de lombadas na via pública só pode ser realizada através de solicitação ao órgão, podendo ser implantada após estudo feito por equipe técnica que avalia a sinalização mais adequada para a área.
"O estudo deve está em Conformidade com a resolução do Contran 39/98, na qual a lombada, normalmente, só é uma alternativa quando todos os demais mecanismos de redução de velocidade se mostrarem ineficazes", garante.
Ainda segundo a Amub, sem o o estudo técnico a população se expõe a vários riscos construindo lombadas sem as exigências técnicas de segurança tais como as dimensões e sinalizações adequadas, o que, mais do que uma ação de segurança, se mostra um risco a condutores e pedestres já que pode vir a provocar acidentes.
Para esclarecimentos sobre o caso da rodovia Arthur Bernardes, a Amub informou que a equipe técnica do órgão está desde a segunda-feira (19) no local realizando o levantamento para verificar a melhor sinalização de redução da velocidade na área, já que a lombada, para aquele trecho, onde há uma curva, não é o ideal.
(Kleberson Santos/DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar