A realização da conferência municipal de saúde de Belém, realizada pela prefeitura na manhã deste sábado (31), no Hangar, é alvo de protestos por seguimentos da saúde do município.
Segundo representantes do Fórum Unidos pela Saúde do Pará, estudantes e profissionais de medicina, servidores dos pronto-socorros da capital, entidades como o movimento de luta antimanicomial e servidores do sistema já estão em frente ao centro de convenções para protestar contra a realização da conferência.
De acordo com o agente comunitário Carlos Roberto, que participa da articulação do fórum, a conferência está sendo feita às pressas. "A conferência é um instrumento legal onde os resultados são apresentados para o Ministério da Saúde, e assim, liberá as verbas para a saúde. O que a gente discute é que tudo foi feito às pressas, com pouca divulgação e sem democracia. Os delegados foram escolhidos pela prefeitura sem que houvesse uma deliberação", argumenta.
O DOL entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) que por telefone rebateu a informação dos manifestantes do fórum alegando que houve uma pré-conferência aberta a todos nos dias 12 e 13 de agosto com votação aberta. Ainda segundo a Sesma, durante a conferência ocorrerá a votação do colégio eleitoral para eleger os conselheiros e o presidente do conselho.
Os manifestantes usam placas, faixas e cartazes. A estimativa é que o número de participantes no protesto aumente no decorrer do dia. A conferência tem previsão de término às 18h.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar