plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ferrovia deve chegar a Paragominas

Uma articulação em curso, ao mesmo tempo no Pará e em Brasília, pretende levar o traçado da Ferrovia Norte/Sul até o município de Paragominas. Para isso, será necessária a construção de um ramal com extensão de 60 km. Esse ramal, uma vez construído, fará

twitter Google News

Uma articulação em curso, ao mesmo tempo no Pará e em Brasília, pretende levar o traçado da Ferrovia Norte/Sul até o município de Paragominas. Para isso, será necessária a construção de um ramal com extensão de 60 km. Esse ramal, uma vez construído, fará a ligação desse importante município paraense à Ferrovia Norte/Sul, estabelecendo a conexão do seu trecho que vai de Açailândia, no Maranhão, até o porto de Vila do Conde, em Barcarena, já próximo a Belém.

A proposta está sendo costurada em conjunto pelo presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Helder Barbalho, e pelo ex-deputado federal Paulo Rocha, liderança do PT paraense com grande influência nos centros de decisão política da capital federal. Paulo Rocha e Helder Barbalho, terão já nesta terça-feira, 3 de setembro, uma reunião técnica com o gerente de ferrovias da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Fernando de Castilho, para tratar do assunto.

Uma semana depois, no dia 10 de setembro, eles terão nova audiência, mas esta já com o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo. Nos dois encontros, conforme revelou ontem Helder Barbalho, ele e Paulo Rocha vão defender a construção do ramal estendendo a Norte/Sul até Paragominas, já no primeiro momento, e a inclusão de um segundo trecho, para execução em etapa posterior, do ramal que ligará a ferrovia ao futuro porto do Espadarte, em frente à ilha da Tijoca no município de Curuçá.

Paulo Rocha observou que o traçado da Ferrovia Norte/Sul no trecho de Açailândia à Vila do Conde, no projeto original, vai passar mais próximo de Rondon do Pará, onde o Grupo Votorantim começa a implantar um grande complexo industrial de mina e refinaria para produção de bauxita e alumina. “A nossa reivindicação é de que a ferrovia possa beneficiar também o município de Paragominas”, afirmou o ex-deputado. E acrescentou: “Mas não é só isso. Nós queremos, e vamos pleitear isso nessas reuniões, que a construção do ramal de Paragominas seja incluída já no edital de concessão da ferrovia”.

A construção do ramal ferroviário, segundo ele, vai beneficiar uma região bastante ampla e com grande potencial produtivo, oferecendo adicionalmente a Paragominas e municípios vizinhos as vantagens de um sistema intermodal, em que se integrarão como grandes corredores de transporte a Ferrovia Norte/Sul e a Rodovia BR-010. Subsidiariamente, conforme frisou, esse sistema será ainda reforçado com a operação da Hidrovia Capim/Guamá.

O ex-parlamentar petista destacou que a geração potencial de cargas em Paragominas e nos municípios vizinhos justifica plenamente a construção do ramal ferroviário que ele e Helder Barbalho vão defender, com apoio incondicional das bancadas do PT e do PMDB no Pará, junto à direção da Empresa de Planejamento e Logística e ao próprio Ministério dos Transportes.

Paulo Rocha faz a declaração com base em dados oficiais. Um estudo de demanda realizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) concluiu, segundo ele, que cerca de 70% da demanda de cargas da Ferrovia Norte/Sul estão no Pará, sendo 41% do volume de cargas originários da região de Paragominas.

Ferrovia é estratégica ao Pará, diz Helder

Para o presidente da Famep, Helder Barbalho, a construção do ramal ferroviário conectando o município de Paragominas à Ferrovia Norte/Sul tem uma importância econômica que não pode ser desconsiderada e vai integrar ao complexo portuário do Pará, por meio do Porto de Vila do Conde, uma das regiões mais produtivas do Estado.

Helder Barbalho considera também que a Norte/Sul, caso venha a incorporar os ramais agora pleiteados, vai desempenhar um papel verdadeiramente estratégico para o desenvolvimento do Pará e a integração do Estado. “Nós vamos melhorar a infraestrutura, ampliar a cadeia logística e dar eficiência operacional à movimentação de cargas, criando assim todas as condições para impulsionar de forma robusta a geração de emprego e renda no Estado”, acrescentou.

Com o acesso ferroviário proposto a Vila do Conde e ao futuro terminal do Espadarte, conforme frisou, o Pará vai oferecer ao setor produtivo nacional a possibilidade de acesso a dois dos maiores complexos portuários do país. Com isso, será possível desafogar o movimento nos saturados portos do Sul e Sudeste do Brasil, reduzindo os custos das operações portuárias e aumentando a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional.

O presidente da Famep faz questão de frisar que a ideia de se construir o ramal ferroviário da Norte/Sul até Paragominas foi consistentemente amadurecida na análise de reivindicações formuladas por empresários e produtores da região. “São postulações legítimas, partidas de agentes econômicos fortemente comprometidos com o desenvolvimento da região”, disse Helder.

Completando, ele assinalou que a própria ANTT chegou a considerar, na concepção do projeto, a construção de um ramal ferroviário até o terminal planejado de Paragominas. O que aconteceu, segundo ele, foi que esse ramal não foi ainda previsto no edital de concessão. “O que nós queremos é amarrar as coisas, é fazer com que a obra seja incluída já no edital, o que viria atender ao propósito da Agência e dar uma resposta positiva aos empreendedores de Paragominas e de toda a região”, finalizou.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias