Sete meses após ter mudado o nome de Companhia de Transportes de Belém (CTBel) para Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém, a Amub vai mudar de nome novamente.
Foi aprovada nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Belém, a criação da Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB), que vai substituir a atual estrutura administrativa da Amub, órgão responsável pelas ações operacionais no trânsito e no transporte público de passageiros da capital paraense.
A explicação dada pela prefeitura para a mudança é "tornar o modelo de administração do órgão mais alinhado às funções que vem desempenhando no sentido de desenvolver o planejamento e a execução do plano de mobilidade urbana em Belém".
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Câmara, com 24 votos a favor e apenas três abstenções, a dos vereadores Sandra Batista (PCdoB), Meg Barros (PSol) e Fernando Carneiro (PSol). Sandra e Carneiro avisaram que estão dispostos a recorrer da decisão.
Apesar da renomeação, a natureza jurídica do órgão se manterá como autarquia.
A nova estrutura permitirá ainda a ampliação da atuação do órgão, que antes era responsável por apenas cinco atribuições envolvendo a mobilidade urbana e, após a alteração, passará a ser responsável por 15 diferentes competências.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar