Os estudantes do Campus X, da Universidade Estadual do Pará (Uepa), de Igarapé-Açu, nordeste do Estado, realizam uma manifestação desde a manhã desta quarta-feira (11), nas ruas do município e na instituição. Cerca de 70 estudantes protestam contra a redução de cursos e de números de vagas no campus. No início da tarde de hoje, os alunos decidiram acampar em todo a universidade.
Nos anos anteriores a Uepa ofertava vagas para os curso de Pedagogia, Matemática e Geografia. Mas, segundo os alunos, para o vestibular de 2014 a instituição ofertou somente 40 vagas para o curso de Pedagogia, deixando os outros dois curso de fora do processo seletivo.
Alunos realizaram manifestações nas ruas de Igarapé-Açu e no campus da Uepa (Foto: Cleane Pinheiro/Facebook)
Segundo Deybe Souza, integrante do diretório da Uepa, além dos estudantes, toda a população de Igarapé-Açu está revoltada. “É um verdadeiro absurdo diminuírem de 120 para apenas 40 vagas e sendo somente para um curso. Nós queremos a volta dos cursos e também a inclusão de novos”, afirma o estudante.
Deybe conta que a manifestação está recebendo o apoio também de outros municípios, que não concordam com a postura da Uepa. “Nós estamos acampados no campus e só vamos sair de lá quando o reitor, ou alguém que tenha o poder de deliberação, vá ate lá conversar com a gente”, diz.
Estudantes acampam campus X, em Igarapé-Açu, por mais vagas, cursos e melhorias na Uepa (Foto: Cleane Pinehiro/Facebook)
INFRAESTRUTURA
Na oportunidade, os alunos reivindicam também por melhorias no Campus X. “Precisamos de um estudo com qualidade, e não da pra ser assim com uma biblioteca que tem poucos livros e está sem bibliotecário. Sem contar que a internet não funciona”, diz Daniel Lobato, também integrante do diretório da Uepa.
O DOL entrou em contato com a Uepa e aguarda posicionamento.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar