Pensando especialmente nos quase 72 mil turistas que devem chegar de vários estados e outros milhares que virão de outras cidades paraenses para celebrar o Círio de Nazaré em Belém, o Procon deu início ontem à “Operação Círio”, para fiscalizar vários pontos turísticos, aeroporto, portos, terminal rodoviário e rede hoteleira, com o intuito de garantir o bom atendimento e coibir possíveis abusos. A operação teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência de Regulação e Controle de Transporte Público (Arcon) e Secretaria de Turismo do Estado, além do Procon Móvel.
“Vamos verificar tudo o que possa prejudicar o bom atendimento das pessoas. Vamos checar, por exemplo, produtos em estoque, se os preços aumentam nesse período, o que fere o Código do Consumidor”, explicou Rafael Braga, coordenador de fiscalização do Procon. O taxista Anderson Silva, de 34 anos, vê de forma positiva a ação. “Todo ano eu recebo em minha casa um monte de parente que vem de Marabá, Conceição do Araguaia. A gente vive o Círio na rua e não só em casa, por isso é bom sermos respeitados. Assim todo mundo quer voltar”, argumentou.
Um dos estabelecimentos visitados foi um hotel localizado no Centro Comercial de Belém. “Embora Belém receba quase 72 mil turistas na quadra nazarena, a maioria fica alojado em casas de famílias, e não em hotéis. Vemos de forma positiva a fiscalização quando ela é feita identificando o empresário como parceiro da cidade. Porém, para o mercado hoteleiro, o Círio não é lucrativo se vivido só nesse período, mas poderá vir a ser quando começarmos a viver essa festa o ano todo, do ponto de vista do turismo”, analisou Osvaldo Rodrigues, gerente.
A operação será realizada até o dia 10, na véspera da grande romaria. O Procon e as demais instituições vão continuar realizando fiscalizações de maneira não divulgada para garantir maior atenção e cuidado por parte de empresários e órgãos públicos responsáveis por pontos turísticos. A entidade também garantiu que ações desse tipo são realizadas em menor intensidade, mas de maneira regular durante todo o ano.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar