O ginásio poliesportivo do campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na avenida João Paulo II, recebe os ajustes finais para a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude, no próximo dia 7 de novembro. O telhado do espaço foi trocado e um novo piso está sendo colocado.
Nesta terça-feira (8), uma equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitou as instalações para definir detalhes para a cerimônia, a exemplo do acesso do público, posicionamento dos convidados e desfile de atletas, além das estruturas necessárias para os demais jogos de outras modalidades que a Uepa vai receber durante a competição.
A próxima etapa para a conclusão das obras do ginásio são os serviços de iluminação, a implantação dos refletores e de instalações elétricas. A previsão, segundo a Secretaria de Obras do Estado (Seop), é que todo o trabalho seja concluído até o próximo dia 30 de outubro.
No campus III serão ainda usados o ginásio de Ginástica Olímpica, o parque aquático e locais destinados às salas do departamento técnico, depósito e vestiário. Em todos esses espaços, as obras de reforma já estão concluídas. A exceção fica por conta da pista de atletismo, que ainda recebe ajustes. Por conta disso, as atividades desta modalidade foram transferidas para o Estádio Olímpico do Pará.
Na avaliação do gerente geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner, os espaços da universidade são considerados bons para receber os jogos, visto que a maior dificuldade nas cidades por onde os jogos já passaram é encontrar ginásios e piscinas.
“A gente está validando os ajustes finais que precisam na infraestrutura. Vocês têm uma situação privilegiada por já ter uma pista pronta e em nível internacional e parque aquático também. Vamos adequando as outras atividades, como o vôlei de praia e o ciclismo, que vão ser no Portal da Amazônia”, destacou o gerente, informando ainda que serão nove os locais de competição individual e 16 ginásios para as modalidades coletivas.
Hubner também explicou que há uma grande expectativa pelo evento, pela primeira vez, na região amazônica. “Em toda a história deste evento, esta é a primeira vez que contaremos, por exemplo, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. Além disso, teremos a presença do Comitê Olímpico Internacional (COI), presidentes de diversas confederações esportivas e observadores de 20 países, o que, com certeza, só aumenta a nossa responsabilidade”, explicou.
Até a próxima quinta-feira (10), o grupo permanece em Belém para as inspeções nos vinte locais escolhidos para sediar as competições. Na última segunda-feira (7), os integrantes do COB reuniram com representantes das diferentes secretarias do Estado do Pará envolvidas na organização do evento.
Coordenados no Pará pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os Jogos Escolares da Juventude integram estudantes das redes públicas – municipais e estaduais – de ensino e de instituições privadas, na faixa etária de 12 a 14 anos e de 14 a 16 anos de idade.
Os alunos puderam escolher entre doze modalidades, divididas em coletivas masculinas ou femininas e individuais. São elas: handball, vôlei, basquete, futsal, judô, ginástica rítmica, ciclismo, tênis de mesa, vôlei de areia, xadrez, taekwondo e atletismo. A expectativa é de que o evento atraia à capital paraense quase seis mil pessoas entre estudantes de todo o país, além de 200 dirigentes e 400 técnicos das delegações estaduais.
(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar