Servidores do ensino público de Belém denunciaram, nesta quarta-feira (9), que a prefeitura não realizou o pagamento do vale-alimentação da categoria do mês de setembro.
De acordo com Maurílio Estumano, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), a falta do pagamento - que é feito, normalmente, no dia 30 de cada mês - está prejudicando os educadores. "Está chegando o Círio e a gente está sem o benefício de R$ 220,00. Nós precisamos do vale, que faz parte do nosso orçamento", detalha.
O representante sindical acredita que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) não teria realizado o pagamento como forma de retaliação por causa da greve ocorrida no mês passado e terminada no último dia 28. "Todas as outras secretarias receberam normalmente o vale, menos os servidores da Semec. A gente firmou um acordo em que a prefeitura se comprometeu que não haveria retaliação ao grevistas", informou Maurílio.
SEMEC
O DOL entrou em contato com a Semec, que respondeu que não está ocorrendo nenhum tipo de retaliação e que o atraso é apenas operacional. "O vale costuma sair entre os dias três e sete de cada mês. Este mês entraram cerca de 1500 novos servidores e a empresa que faz o gerenciamento do benefício não conseguiu cadastrar a tempo", afirma a comunicação da Semec.
A Semec ressalta que o fato da secretaria ser a que tem o maior número de servidores, mais de 5 mil, dificulta o processo. O benefício deve ser repassado aos servidores na segunda-feira (14), após o Círio.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar