A forte chuva que caiu na tarde de hoje (12) veio acompanhada de uma forte rajada de vento que causou danos em pontos turísticos, prédios históricos e residências da área central de Belém. Apesar do rastro de destruição e danos materiais, felizmente não foram registrados feridos ou vítimas do vendaval. A ventania que se formou com a chuva, por volta das 15h, danificou parte dos telhados dos galpões 1 e 2 da Estação das Docas. Pedaços da estrutura caíram sobre veículos que estavam estacionados no estacionamento interno e outros que estavam parados na Boulevard Castilho França. O material também atingiu a fiação elétrica e o peso acabou derrubando um poste de iluminação.
Pessoas que se encontravam na Praça do Pescador, localizada em frente à Estação, relataram os minutos de pânico provocados pela ventania. “Foi muito rápido. A chuva estava forte e de repente surgiu um vento contrário muito forte trazendo galhos, cadeiras e pedaços de telhas. Quando a fiação caiu no chão eu senti um choque, fiquei ‘grudado’ na minha barraca (que é de ferro). Quem estava na parada também sentiu o choque”, relatou o autônomo Edson Pereira.
Réveillon - A possibilidade do problema estrutural ameaçar a realização da festa de réveillon da Estação das Docas foi descartada. “Não temos ainda como ter uma previsão de reabertura até que se possa averiguar a extensão dos danos. Vamos primeiro fazer as avaliações e fazer com que o tempo de fechamento seja minimizado. Provavelmente o réveillon será mantido”, afirmou Gabriela Landé, presidente da OS Pará 2000.
De acordo com a OS Pará 2000, a perícia foi acionada para avaliar os quatro veículos danificados pelas telhas. Somente do galpão 1, mais de 20 metros do telhado foi arrancado da estrutura. No galpão 2 a extensão foi menor, cerca de 10 metros do telhado foi levado pelo vento.
O rastro da ventania derrubou pelo menos oito árvores na Praça Dom Pedro I e uma banca de lanches também foi destruída pela queda de uma das árvores. Vários urubus, que fazem das copas das árvores seu local de repouso acabaram morrendo no momento que as árvores desabaram. O vendedor de lanches Paulo Moreira, de 42 anos, relatou que chegou a ver a forma de um grande redemoinho levando galhos, lixo e aves. “Dava para ver ele girando rapidamente. Vi um urubu ser jogado contra a janela de uma casa e caiu morto”.
Na Praça Frei Caetano Brandão, os estragos prosseguiram. Três mangueiras caíram e uma delas atingiu um veículo que estava estacionado no local. Uma banca de venda de coco também foi derrubada pela ventania. O piso da praça foi bastante danificado com o desabamento das espécies vegetais, mas não foram registrados feridos no local.
A Praça do Carmo também perdeu uma mangueira e no Beco do Carmo várias casas foram destelhadas. Parte de uma parede de uma das casas caiu, mas não feriu ninguém. No interior do Mangal das Garças e o do Arsenal de Marinha várias árvores também tombaram com o vento.
(DOL com informações da Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar