plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

O Natal visto por culturas diferentes

No dia 25 de dezembro, pessoas em diversos cantos do mundo comemoram o Natal e celebram o nascimento de Jesus Cristo. Enquanto no Brasil, a data remete a decorações luminosas, troca de presentes e mesa farta, herdada de costumes europeus, em outros lugare

twitter Google News

No dia 25 de dezembro, pessoas em diversos cantos do mundo comemoram o Natal e celebram o nascimento de Jesus Cristo. Enquanto no Brasil, a data remete a decorações luminosas, troca de presentes e mesa farta, herdada de costumes europeus, em outros lugares encontra sentidos diferentes.

Na Amazônia, os povos indígenas não possuem celebrações natalinas, mas passaram a festejar a data após a cristianização destes povos, ainda no período colonial brasileiro. O antropólogo Romero Ximenes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), conta que para grande parte das aldeias, especialmente nas que ainda se mantêm isoladas ou mais ligadas á cultura tradicional, o Natal não têm significado.

É o que acontece com algumas tribos na região da Transamazônica e no município de Óbidos. Porém, entre as que possuem maior influência com a cultura portuguesa houve uma adaptação e mistura dos costumes. “Eles rezam, leem a Bíblia e cantam músicas natalinas na sua própria língua. Além de celebram uma missa substituindo a hóstia pela tapioca”, revela.

Já as comunidades quilombolas da região celebram o natal da maneira tradicional cristã, mas várias participam de programações de Natal que incluem atividades comuns à cultura africana.

O professor Assunção Amaral, do campus de Castanhal, comenta sobre o Programa Universidade no Quilombo, que há três anos promove atividades na época do Natal. “Trabalhamos com comunidades quilombolas próximas a Castanhal. Este ano, mais de 120 crianças participarão de atividades como dança, capoeira e outras dinâmicas, e encerramos com um grande festejo natalino tradicionalmente cristão”.

Enquanto, grande parte das pessoas que praticam a religiosidade afro-brasileira celebra o natal normalmente, no continente africano o cenário é diferente. A data é pouco lembrada ou divulgada. “Grande parte da população segue a religião mulçumana, por isso, o Natal não é muito propagado”, explica Marilu Campelo, pesquisadora do tema na UFPA.

(DOL com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!