Alvo de muitas críticas, o BRT ainda não está claro para muitas pessoas. A reclamação é que faltam informações básicas sobre a mudança que começa a valer a partir do dia 31, quando linhas expressas passarão a utilizar as canaletas da avenida Almirante Barroso.
Ao todo, são dezenove linhas que circularão na via, sendo nove vindas da rodovia Augusto Montenegro e dez da BR-316, de acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). Dona Angelita Barbosa, por exemplo, está na dúvida e não sabe ainda como vai ficar. “Eles fazem diversas mudanças no trânsito sem uma maior divulgação para a população. E essas alterações afetam até quem não tem nada a ver e não pega os ônibus do trajeto do BRT”.
A população que vai pegar as linhas expressas tem que estar atenta para uma mudança significativa: os ônibus que circularem dentro das canaletas não terão paradas de embarque e desembarque por toda a extensão da Almirante Barroso. De acordo com a Semob, a maior parte dos passageiros destas linhas tem como destino o centro da cidade, tornando as paradas desnecessárias. Quem precisar descer na Almirante poderá usar os ônibus de outras frotas.
Elton Mendes é passageiro de transporte coletivo e pega alguns dos ônibus da lista expressa com frequência. Ele se mostra desiludido com o projeto do BRT: “Acho que ainda não vimos melhora, mas acredito que também não vai melhorar. Eu não sei nada sobre essas linhas, o que vai circular, e toda informação que temos aparece em algumas placas no caminho que mal dá para ler”. O senhor Edson Barbosa também sente falta de uma campanha de divulgação, “até sobre a questão da passagem, os terminais, tudo isso tem que ser esclarecido”.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar