plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Nevoeiros em Belém podem se repetir até maio

O nevoeiro que afetou a visibilidade dos motoristas na manhã desta terça-feira (4), em Belém, pode se repetir até o final do período chuvoso, no mês de maio. A previsão é do departamento de meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Seg

twitter Google News

O nevoeiro que afetou a visibilidade dos motoristas na manhã desta terça-feira (4), em Belém, pode se repetir até o final do período chuvoso, no mês de maio. A previsão é do departamento de meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Segundo especialistas, este é um evento que ocorre de uma a duas vezes por ano, a umidade próxima de 100% e vento calmo durante a noite podem resultar na repetição do fenômeno mais vezes neste período.

De acordo com o meteorologista Antônio Sousa, a superfície tende a esfriar mais rápido do que o ar adjacente logo acima e, junto com a pouca nebulosidade, começa a ser formada uma leve camada de inversão térmica. "Essa camada impede que a nuvem se desenvolva e acaba ficando confinada próxima à superfície. Quanto mais isso ocorre, mais o solo vai reduzindo a temperatura e a base da nuvem fica mais próxima do solo. As nuvens baixas começam a se aproximar da superfície, que é o que causa o nevoeiro", detalha.

Próximo das 8h ou 9h da manhã, com o aparecimento do sol e, consequentemente, o aumento da temperatura na superfície, há uma quebra dessa inversão e a camada começa a se dissipar. Nas últimas semanas, os dias amanheceram nublados na capital, entretanto, como havia muita nebulosidade nas noites anteriores e movimentos ascendentes do ar, a formação de nevoeiros não era favorecida, diferente do que aconteceu nesta terça-feira.

De acordo com o Sistema de Informações Hídricas da Sema, nos próximos dias não haverá chuvas tão intensas como nos anteriores, em Belém. Apesar disso, nesta terça-feira, às 14h34, haverá a ocorrência da maré alta, que ao coincidir com a chuva, provoca alagamentos nas áreas próximas ao Ver-o-Peso. Esses alagamentos podem voltar a acontecer nos dias 27 e 28 de fevereiro, à noite e de manhã, respectivamente. As chuvas se manterão logo após o horário do almoço, com menor intensidade no final da tarde e início da noite. "O padrão é de quatro ou cinco dias muito chuvosos e um a dois dias de intervalo", acrescenta Sousa.

(DOL com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!