Este sábado (15) será de festa para os habitantes do município paraense de Monte Alegre que comemora 134 anos de fundação. Apesar de ter a data de origem desconhecida a influência e herança dos índios, primeiros habitantes da região, é bastante característica na cidade.

Originada a partir da freguesia de São Francisco de Assis foi elevada posteriormente à vila, com a denominação portuguesa de Monte Alegre, pelo capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado, em 27 de fevereiro de 1758. Em 15 de março de 1880 a sede do município foi elevada à condição de cidade.

Localizada no oeste do estado, Monte Alegre está distante de Belém a cerca de 624 quilômetros, o principal meio de acesso a cidade é por via fluvial. Já para quem sai de Santarém, a chegada a Monte Alegre acontece após cinco horas de barco ou duas de carro, isso com a ajuda de uma balsa que faz a travessia do rio.

De acordo com Hilton Azevedo, secretário de cultura da cidade, os principais pontos turísticos de Monte Alegre são a Serra da Lua, com pico superior a 100 metros de altura; a Serra do Itauajurí e o Pedrado do Pilão, distante 20 quilômetros da sede do município.

Pedrado do Pilão é um dos mais conhecidos pontos de Monte Alegre e recebe anualmente centenas de pessoas interessadas no turismo de aventura (Foto: Reprodução)


Na culinária, um peixe típico da região, apura o paladar dos habitantes e visitantes que chegam a Monte Alegre. "É praticamente impossível vir a Monte Alegre e não comer o Acarí, nosso prato típico. O acarí pode ser degustado assado ou guisado e sempre acompanhado de um pirão escaldado que só tem aqui", afirma Hilton.

Programação de Aniversário

Para comemorar os 134 anos de Monte Alegre a festa está marcada para a Praça Matriz da cidade. Cantores e bandas da terra, além de um culto ecumênico estão agendados para ocorrer na sexta-feira (14) e no sábado.

(Kleberson Santos/DOL)

MAIS ACESSADAS