A trajetória de Armando Mendes, um dos principais pensadores do desenvolvimento do Pará e da Amazônia, está retratada no livro Armando Dias Mendes: vida e obra de um intérprete da Amazônia. A obra foi lançada ontem (27), no auditório da Associação Comercial do Pará (ACP). Ícone do pensamento crítico sobre o desenvolvimento da Amazônia, Armando Mendes foi um dos grandes economistas da região e contribuiu para o desenvolvimento intelectual na sua área de atuação. Fundador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), publicou diversos livros, como Estradas para o Desenvolvimento e A Invenção da Amazônia.
O livro está dividido em duas partes. A primeira inclui sete artigos que retratam a vida e o pensamento de Armando Mendes, enquanto que a segunda é composta de quatro artigos escritos por ele. Segundo o economista e organizador do livro, Eduardo Costa, o objetivo da obra é divulgar o pensamento recente de Mendes sobre a Amazônia. “Mendes defendia que a Amazônia se constituísse como uma questão nacional de primeira ordem, tendo uma política nacional de desenvolvimento”, resumiu Costa. Segundo o presidente da ACP, Sérgio Bitar, a ideia de lançar o livro como o primeiro da coleção ACP visa resgatar a história da região e precisa ser levada ao conhecimento da sociedade do estado e da região.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar