Teve início, nesta quarta-feira (16), o pagamento de indenizações destinadas às viúvas de vítimas do confronto em Eldorado do Carajás. O valor, que será pago pelo Governo do Estado, é de R$ 510 mil, referente a 19 ações. O montante soma-se aos valores das pensões que os familiares dos mortos e sobreviventes já recebem.
Integrantes da Associação permaneceram em Belém até à tarde desta quarta-feira (16), em acampamento montado na Praça do Operário, no bairro de São Braz.
“Saímos daqui com boas notícias”, disse Josimar de Freitas, presidente da Associação dos Sobreviventes, Dependentes e Viúvas do Massacre de Eldorado do Carajás e Conflitos Agrários do Estado do Pará (Asvimecap).
O processo relativo ao pagamento de pensões e indenizações aos sobreviventes e parentes de vítimas começou em 1998. Atualmente, 48 sobreviventes recebem pensões, de aproximadamente três salários mínimos. No caso das viúvas, das 19 listadas, 12 já receberam o valor de R$ 30 mil, cada uma. As demais ainda têm pendências nos documentos. “Nós estamos procurando e arrumando a documentação”, informou. Ainda na tarde desta quarta-feira foram entregues algumas procurações de familiares dos mortos à procuradora Janyce Varella, coordenadora da Procuradoria Fundiária.
O confronto ocorreu há 18 anos, na Curva do S, na Rodovia PA-150, no sudeste paraense. 19 trabalhadores foram mortos no confronto com a Polícia Militar.
(DOL com informações da Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar