plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Moradores e índios entram em confronto

Cerca de 700 moradores do município de Jacareacanga, oeste do Pará, participaram de uma caminha, na manhã desta terça-feira (13), contra um incêndio provocado por índios da etnia Munduruku a uma casa de apoio dos professores da cidade. De acordo com a Po

Cerca de 700 moradores do município de Jacareacanga, oeste do Pará, participaram de uma caminha, na manhã desta terça-feira (13), contra um incêndio provocado por índios da etnia Munduruku a uma casa de apoio dos professores da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, o incêndio foi provocado, na noite de ontem (12), após 70 índios não terem seus contratos de trabalho renovados pela Secretaria de Educação de Jacareacanga. Eles atuavam como professores nas aldeias e foram dispensados por não terem nível superior.

"Hoje os moradores realizaram uma caminhada pela cidade para protestar a atitude dos índios, que entraram pelos fundos da casa e atearam fogo. O imóvel só não foi completamente destruído porque os vizinhos ajudaram a apagar o incêndio", conta o delegado Lucivelton Santos.

Ele conta ainda que durante a caminhada houve um princípio de conflito entre moradores e índios. "A caminhada passou em frente de uma casa onde moram uns indígenas. Cerca de 10 índios foram pra cima da população, que revidou. Quando eles viram que estavam em desvantagem, recuaram".

O delegado conta que um grande problema é que "os índios não aceitam que brancos dêem aulas nas comunidades.Eles ameaçam e muitos professores já estavam com medo e por isso já estavam dormindo na casa de amigos. Quando a residência foi queimada já haviam poucas coisas. Ninguém ficou ferido".

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o incidente. Uma reunião foi marcada para a quarta-feira (14) para discutir o assunto. Entre os órgão que irão participar estão Secretaria de Educação, Ministério Público, Funai, liderança indígena, entre outros.

Contraponto

De acordo com informações no site do Conselho Indigenista Missionário, os índios foram atacados por cerca de 500 garimpeiros, comerciantes e servidores da Prefeitura de Jacareacanga, durante ação contra a presença dos indígenas no município.

O site afirma que dois indígenas identificados como Rosalvo Kaba Munduruku e Francineide Koru Munduruku ficaram feridos e não foram levados para o hospital.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias