O nível do Rio Tapajós, no oeste do Pará, já ultrapassou os 8 metros. A marca registrada nesta quarta-feira (14) colocou todos os municípios da região em estado de alerta. Ontem (13), a régua da Agência Nacional de Águas (ANA), que fica no porto da Companhia Docas do Pará (CDP) e monitora o nível da água, marcou 8,6 metros.
De acordo com a Defesa Civil, os municípios de Óbidos, Alenquer, Aveiro e Almeirim já decretaram estado de emergência. O órgão continua monitorando na região a subida dos rios Tapajós e Amazonas, e de seus afluentes, e auxilia os ribeirinhos.
Nesta semana, uma equipe da Defesa Civil Estadual, com a ajuda do Grupamento Aéreo (Graesp), sobrevoou as regiões mais afetadas pelas cheias no oeste paraense. "Um trabalho que vai ajudar no planejamento da ajuda e no desenvolvimento das nossas ações", explicou o sargento Riler Silva, membro do núcleo regional da Defesa Civil Estadual em Santarém.
O município de Santarém está com grande parte de sua orla alagada, assim como Óbidos, Alenquer, Aveiro e Curuá. As cheias afetaram o trânsito e o comércio pelo fato de a cidade estar à margem do rio e “já possuir um histórico de alagamentos", disse Riler Silva.
Em Alenquer, a frente da cidade está inundada. Moradores precisaram improvisar pontes de madeira para terem acesso a suas casas outros tiveram que abandonar suas residências.
O núcleo regional da Defesa Civil Estadual capacitou e ajudou a instalar núcleos da Defesa Civil nas cidades sob sua área de jurisdição. O planejamento para enfrentar os impactos da enchente foi baseado na cheia de 2009, quando o nível do rio ultrapassou 20 centímetros do registrado atualmente. Alguns municípios já distribuem madeira para auxiliar os ribeirinhos a refazerem suas moradias.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar