Com apenas mais um dia de campanha, o Estado do Pará ainda precisa vacinar 9,55% do público-alvo para atingir pelo menos a meta mínima de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A estimativa é a apontada pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) até esta quinta-feira(22).
Em andamento em todo o Brasil desde o dia 22 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação pretende imunizar grupos da população mais vulneráveis a doenças respiratórias contra três subtipos do vírus da gripe. Segundo a coordenadora estadual de imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Jaíra Ataíde, a necessidade de se atingir 80% do público-alvo vai além do simples cumprimento da meta do Governo Federal. “No momento, o Pará está com um milhão de pessoas vacinadas e com cerca de 300 mil a vacinar. No Estado, 37 municípios já concluíram a vacinação”, contabilizou. “Precisamos vacinar o que falta pra alcançar os 80%. Esses 80% é o mínimo que precisamos ter para garantir o controle da doença”.
Ainda que a campanha esteja prevista para encerrar nesta semana, após já ter sido prorrogada, a coordenadora explica que os municípios que não atingirem a meta até hoje continuarão vacinando contra a gripe. “O município que não concluir a meta vai continuar vacinando mesmo que a campanha tenha encerrado, só que de forma mais localizada. Cada município tem que atingir a meta porque só com a imunização de 80% de cada grupo é possível manter um controle sobre o vírus”, afirmou, ao lembrar que o ideal é que a meta de imunização seja atingida em cada um dos grupos de maior risco. “As pessoas mais vulneráveis têm maior possibilidade de complicar, hospitalizar e até morrer em decorrência do vírus da gripe, por isso eles estão sendo vacinados pela campanha. As demais pessoas respondem melhor ao vírus”.
Ainda de acordo com os dados do SI-PNI, no Pará, o grupo dos indígenas é o que tem o menor percentual de vacinação, com apenas 55,27% do público-alvo vacinado até ontem. Já em Belém, as crianças foram as menos vacinadas, com apenas 62,20% de imunização. No total, incluindo todos os grupos, a capital paraense precisa imunizar apenas 3,12% para atingir a meta. Apesar do percentual baixo a ser alcançado em Belém, porém, o município paraense que mais preocupa é Chaves, onde apenas 8,49% do público-alvo havia sido vacinado até esta quinta-feira(22).
De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Jaíra Ataíde, todos os municípios receberam a quantidade de vacinas suficiente para imunizar os grupos atingidos pela campanha. “Distribuímos vacina para vacinar 100% do público-alvo em todos os municípios”, destacou, sem deixar de orientar a população sobre os cuidados para evitar a gripe. “É importante lembrar que a vacina não elimina o protocolo de higiene. A população tem que continuar lavando as mãos frequentemente, não compartilhar copos e canudinhos, levar a mão à boca e ao nariz quando for tossir ou espirrar...”.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar