Na manhã desta segunda-feira(02), a Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) fez duas manifestações integradas na avenida Nazaré, para cobrar da prefeitura de Belém e do governo do Estado as nomeações dos concursados aprovados nos certames que aconteceram em 2012.
Em frente à Secretaria Municipal de Administração (Semad), os concursados de diversos órgãos da prefeitura exigiam uma resposta do secretário municipal de Administração, Guto Coutinho. “Buscamos aqui uma resposta. Estamos sabendo que há muitos DAS (cargos por nomeação de confiança) assumindo o lugar dos concursados. Queremos uma posição do Guto Coutinho, mas já fomos informados que ele não está em Belém e só volta no dia 10”, explica Same Parafita, concursada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Adanilton Campos passou no concurso da Secretaria Municipal de Saneamento em 2012, onde foram ofertadas 200 vagas, mas até o momento ele não foi chamado para assumir o cargo. “Eu estou desempregado e espero ser chamado para assumir a vaga. Estamos sabendo que os detentos do Sistema Penal é que estão ocupando a nossa vaga. É só ir até o bosque e as praças de Belém que as pessoas vão ver que são os presidiários que estão trabalhando em nosso lugar”, afirmou.Ao todo, 2.700 pessoas fizeram os concursos da prefeitura, para as secretarias municipais - Sesma, Semma, Secon, Semad, Semec, Semob -, Funpapa e Escola Bosque, e não foram nomeados.
COBRANÇA DO ESTADOS
Sem serem atendidos pelo Secretário de Administração, os manifestantes seguiram em passeata pela avenida Nazaré até o Centro Integrado do Governo, para apoiarem os concursados ao governo do Estado. “Esse ato foi decidido em assembleia no dia 24. Pedimos a nomeação do grupo de concursados da Seduc. Novecentas pessoas da educação especial não tiveram resposta da sua nomeação. O governo do Estado vem contratando servidores temporários e desviam outros. Eles alegam que não têm dinheiro para fazer contratação, mas isso não é verdade. Se o governo está contratando temporários, é porque estamos em época eleitoral e cada um deles corresponde a dois ou três votos”, declara José Emílio Almeida, presidente da Associação dos Concursados.
Um concursado, que preferiu não se identificar, disse que na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) há muito desvio de função e, por isso, as pessoas que passaram no concurso em 2012 não são chamadas. “Os professores que estão dando aula em Belém e na região metropolitana passaram no concurso de nível médio e estão ocupando a vaga de quem fez para nível superior. Não é interessante para o governo nos chamar, porque vão ter que pagar 80% de gratificação de nível superior”, argumenta.
A Asconpa exige que o Estado nomeie cerca de 900 pessoas aprovadas dentro das vagas e no cadastro de reserva do concurso público C-167, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, em 2012. A diretoria do sindicato já se reuniu com o órgão, mas eles alegam que as decisões de nomeação partem do secretário, que atende apenas pelo Centro Integrado do Governo.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar