Para incentivar a educação e à leitura, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) premiou na manhã desta terça-feira (03) dez alunos, educadores e escola da rede pública do Pará dos ensinos fundamental e médio, no concurso de Redação da Mineração. A cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém.
Este ano, a premiação teve o tema ‘Mineração Sustentável. Um legado pra nossa gente’. Escolas de todos os municípios do Pará inscreveram redações de cerca de 1.500 alunos na tão esperada programação. “Já estamos no terceiro ano da premiação. Quando assumimos o sindicato, pensamos em deixar um legado que é a educação. A cada ano colocamos em nosso anuário a redação vencedora”, explicou José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral.
Para o sindicato, a mineração aliada com a educação é o divisor de águas para o futuro da atividade no Estado e na vida das pessoas. Com o prêmio, o sindicato pretende também ampliar o conhecimento dos alunos sobre o marco da indústria da mineração no Pará. “O que mais nos surpreende é que a cada ano que passa, os alunos estão vendo a mineração no seu dia a dia, e isso, é o que realmente importa”, ressaltou José Fernando Gomes Júnior.
A redação que levou o primeiro lugar no ensino fundamental foi a da aluna Thayná do Carmo Franco, da escola Justo Chermont. “Eu não esperava ganhar o prêmio de primeiro lugar. Estou muito feliz e emocionada. Estudei muito, passei minhas férias me preparando” comentou. Para a estudante, “a mineração é muito importante para o nosso futuro, mas ela deve ser feita de forma sustentável para não causar danos ao meio ambiente”, acrescentou.
Para os pais de Tayná, o prêmio é um reconhecimento do esforço diário da estudante. “Ela é muito dedicada aos estudos. Ela gosta muito de ler e mereceu levar o primeiro lugar”, disse Simone Barros, mãe da vencedora. “Quando ficamos sabendo do concurso, estávamos de recesso. Convocamos os professores e ligamos para os alunos para avisar que faríamos um preparatório durante as férias”, comentou Ana Paula Nobre, vice-diretora da escola vencedora.
Os alunos vencedores levaram pra casa tabletes, notebooks, netbooks, smartphones e câmeras digitais, e as escolas que levaram o primeiro lugar, foram contempladas com projetores multimídia (datashow).
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar