Moradores da antiga avenida 25 de setembro, próximo à travessa Perebebuí, no bairro do Marco, em Belém, reclamam da ação de guinchos da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) que estão retirando veículos estacionados na via, no cruzamento com a avenida Doutor Freitas. De acordo com os reclamantes, os condutores estacionam no local há anos. No entanto, a ação da Semob, esclarece o órgão, se deu sobre os condutores que de alguma forma estavam ferindo o Código de Trânsito Brasileiro. E as rondas no local devem ser recorrentes.
O estacionamento no trecho citado prejudica, entre outros fluxos, o embarque e desembarque de passageiros que utilizam o transporte público, já que na área há uma parada de ônibus.
Para o morador Emílio Guerra, que diz morar no local há mais de trinta anos, a situação é revoltante, pois assim como ele, várias pessoas que costumam caminhar no Bosque estacionam o veículo e "nunca houve problema". O morador também relata que não há sinalização na área. “Moro há mais de trinta anos aqui e nunca aconteceu isso, a Semob vem aqui e leva todos os carros, é um absurdo, pois pra mim isso está acontecendo porque é ano de eleição. Estou sem o meu carro e só poderei tê-lo de volta amanhã, e ainda terei que pagar uma taxa”, disse Emílio Guerra.
Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, informa que a ação realizada na avenida nesta quarta-feira (ontem, 16) foi motivada por uma sugestão publicada pelo próprio Diário do Pará, do dia 8 de julho, que alertava sobre o estacionamento irregular na referida área. "Motivada pelo alerta, as equipes de fiscalização de trânsito na SeMOB que já atuam por rondas no local fizeram hoje (quarta) uma ação mais ampla, que notificou e removeu todos os veículos estacionados de forma irregular. A maioria deles feria o Código de Trânsito Brasileiro no artigo 181, que proíbe o estacionamento ao lado de canteiro central".
A SeMOB reforça ainda que "nesse caso, o próprio CTB esclarece que não é obrigatória a sinalização, já que todo condutor é obrigado a conhecer as regras de trânsito e estacionamento. Se há condutores que afirmam sempre estacionar desta forma, significa que eles assumem a responsabilidade de estar sempre infringindo as leis e cabe à SeMOB, sempre que flagrar casos como esses, proceder da forma que determina o CTB, que prevê multa e apreensão do veículo mesmo que o proprietário compareça ao local no momento da apreensão".
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar