Há cerca de 20 anos, moradores que ocupam as transversais da passagem Três Marias, no bairro do Tenoné, aguardam o asfaltamento das ruas.
As placas informativas dispostas pela Prefeitura Municipal afirmam que as obras de pavimentação começaram em março deste ano. No entanto, segundo os moradores, não há qualquer sinal de trabalho no local. As obras orçadas em R$ 10.367.622 pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) devem beneficiar a população da área, mas, por enquanto, têm causado frustração e reclamação por conta da demora.
“A nossa situação aqui é muito grave e séria. Nós vivemos esquecidos pelo poder público. Por causa da situação das ruas, a criminalidade aumenta e coloca todos os moradores aqui em risco”, afirma a comerciante Denise Cintya dos Santos, 31. Moradora da passagem Três Marias há quatro anos, Denise reclama do descaso para com os moradores da área e afirma que pressionar foi a única solução encontrada.“A gente já tá cansado de esperar eles olharem pela gente, agora nós vamos procurar nossos direitos”.
O aposentado Mauro Franco, 61, morador da Passagem Santa Maria, seria um dos beneficiados com as obras da Sesan. Ele diz que o projeto ainda não passou de promessa. “Colocaram a placa em junho dizendo que a obra começou em março. Isso é propaganda enganosa pra gente. Quando chove, a minha rua vira um rio de lama. Não é possível que ninguém se sensibilize com nossa situação”, comenta.
Segundo Mauro, além do problema da falta pavimentação, o acúmulo de lixo causa transtorno aos moradores. “O caminhão do lixo passa e não recolhe tudo, deixa sujeira jogada na rua. Já pedi que viesse um container pra cá, mas não me atenderam”, diz.
Passagem Três Marias, no Tenoné, continua abandonada pela Prefeitura. (Foto: Alzyr Quaresma)
SANEAMENTO
Valdina Franco, 68 anos, também moradora da Santa Maria, lembra que a falta de saneamento básico expõe os moradores a riscos graves. “Nós vivemos no meio da sujeira aqui. Tem bicho de tudo que é tipo que transmitem um monte de doenças. A gente já tá esperando esse asfalto faz muito tempo e até agora nada”, conta. Para Valdina, as obras de pavimentação anunciadas pela prefeitura já deveriam ter iniciado. “Os políticos só fazem enrolar a gente, essa é que é a verdade”.
A Secretaria Municipal de Saneamento afirma que estão sendo realizados serviços de saneamento no Tenoné e que as obras foram iniciadas no início de julho. Segundo a nota, “a previsão é para que as ruas citadas pela reportagem sejam beneficiadas até o final deste mês”.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar