A falta de água é um problema alarmante em Santarém. No bairro Santíssimo, nós moradores sofremos há pelo menos três décadas com essa situação”. A declaração é do presidente da Federação de Associações e Organizações Comunitárias de Santarém (Famcos), Servito Batista, que também é morador do bairro Santíssimo, onde a falta de água tem sido constante há dois meses. Segundo os moradores, nos últimos dias, a situação tem sido ainda pior.
O presidente da Associação de Moradores, Edilberto Figueira de Castro, relata que muitas reuniões já foram realizadas com a Cosanpa, mas nunca houve pelo menos o início de uma solução definitiva para o problema. O último encontro, segundo o comunitário, aconteceu no mês passado, quando a companhia teria garantido um abastecimento de qualidade com a implantação da obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). “O que a Cosanpa falou é que algumas estruturas do PAC I, que pararam, devem ser continuadas para poder resolver o problema, mas não dão, como sempre, uma justificativa do porquê de faltar água no bairro”, enfatizou o comunitário.
Para se livrar do problema, alguns moradores decidiram fazer poços artesianos, como o próprio presidente da associação. E é isso que socorre outros moradores, como o aposentado Ivanilo Ramos do Nascimento, que consegue água com um vizinho ao lado da casa dele, na rua Brasília. Ele reclamou que todo dia tem faltado água em sua residência. “A situação só não é pior porque tem o vizinho que tem um poço”, disse indignado o morador.
A situação é a mesma da dona de casa Marilena Maia da Silva. A aposentada mora na avenida Curuá-Una e relata que busca economizar para evitar que não falte água totalmente para as atividades domésticas. “É um sofrimento. Quando penso que tem água, não tem. Então a gente armazena água quando ela chega rapidamente”, ressaltou.
PROBLEMAS
Por meio de nota, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que na terça-feira, 27, quando a reportagem do DIÁRIO esteve no bairro, após identificarem uma diminuição na distribuição em uma das bombas do complexo Irurá, foi necessário realizar uma manutenção eletromecânica e a substituição de um registro de 500 milímetros no sistema do bairro Aeroporto Velho, o que ocasionou a suspensão do fornecimento de água no Santíssimo, tendo o abastecimento sido normalizado no início da tarde daquele dia.
LEIA MAIS:
Conta no fim do mês sempre vem
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar