plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Educadores dizem que não há motivos para comemorar

Os professores da rede pública estadual e municipal de ensino se reuniram ontem, em frente a Prefeitura de Belém, para um ato de protesto em celebração ao dia dos professores. O dia de luta foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Púb

twitter Google News

Os professores da rede pública estadual e municipal de ensino se reuniram ontem, em frente a Prefeitura de Belém, para um ato de protesto em celebração ao dia dos professores. O dia de luta foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) ao lado do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública e pediu também por melhorias na área.

Uma das principais reivindicações da categoria é uma educação mais digna. “Esse ato é uma consequência do desmando e da falta de estrutura no ensino público. A ação combinada entre governo federal, estadual e municipal no sucateamento da educação pública deixa os trabalhadores e sociedade em geral na mais profunda escuridão, uma vez que não investem e não demostram interesse pela qualidade do ensino. Infelizmente não há motivos para comemorar essa data e sim para protestar”, disse Maurilo Estumano, coordenador do Sintepp.

O sindicato vem realizando uma série de protestos durante o ano pedindo por um salário digno, planos de carreiras unificados, formação inicial e continuada, melhores condições de trabalho, democratização na gestão escolar e, acima de tudo, mais investimento e recursos para incrementar ações que visam colocar a educação em lugar de destaque.

Durante o protesto foi lançado o Comitê Estadual de Defesa da Escola Pública, que pretende reativar a luta pela educação pública e pela garantia dos 10% do PIB destinados a educação. “A ação se originou no encontro nacional que aconteceu em agosto. Estamos aqui justamente para que todas as entidades entrem nessa luta. São apenas 10%, mas queremos que sejam investidos em educação porque é isso que o Estado precisa para ser melhor”, diz a professora Jennifer Santos, que faz parte do comitê.

Para a categoria, o dia 15 de outubro deve ser um dia marcado pela união dos professores contra a privatização da educação, a favor da universalização da educação básica e pela expansão das matrículas na educação superior nas instituições públicas, intervendo a lógica que hoje está instalada.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!