plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Prefeitura também começa \"farra\" do Cheque Moradia

O derrame de Cheques Moradia segue a todo vapor em Belém. O foco agora são os distritos e bairros distantes do centro, como Outeiro, Tapanã e Sideral, cujas ruas, como num passe de mágica, “amarelaram” e a ação agora conta com a máquina da Prefeitura de B

twitter Google News

O derrame de Cheques Moradia segue a todo vapor em Belém. O foco agora são os distritos e bairros distantes do centro, como Outeiro, Tapanã e Sideral, cujas ruas, como num passe de mágica, “amarelaram” e a ação agora conta com a máquina da Prefeitura de Belém à disposição.

O programa, originalmente, é de responsabilidade do governo do Estado, via Companhia de Habitação do Pará (Cohab), mas graças a um ato do governador e candidato à reeleição, Simão Jatene, o programa foi municipalizado em 2013. E agora, sem a maior cerimônia, o também tucano Zenaldo Coutinho, parceiro de longas datas de Jatene, colocou a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) em campo para tirar o foco das denúncias de mau uso do cheque em cima da Cohab e dar uma mãozinha a Jatene.

Na manhã de ontem, o DIÁRIO flagrou centenas de cadastros do programa Cheque Moradia sendo realizados na agência distrital de Outeiro, num clube social do Tapanã e na escola Nagib Matini, no Sideral.

Os “candidatos” atenderam ao chamamento via carro-som feito na última quinta-feira nesses locais, convidando a todos os interessados para se cadastrarem ao benefício. Panfletos informando sobre quais documentos deveriam ser entregues, com as logomarcas do governo do Estado, Cohab, prefeitura de Belém e Sehab, foram parar nas mãos dos moradores. E no aviso do carro-som, a informação de que os tais documentos deveriam ser entregues impreterivelmente ontem.

Um morador, que pediu para não ser identificado, pois tinha receio de ficar de fora do programa, revelou que não bastava simplesmente entregar os documentos pessoais para se habilitar a receber o cheque.

“Em troca da inscrição, as pessoas teriam que dar o título do eleitor delas e da sua família para eles anexarem na papelada, além de colocar as bandeiras amarelas na frente de suas casas. É só ir até as ruas de Outeiro para ver que agora há muitas bandeiras amarelas nas portas das casas, o que antes desse cadastramento não tinha”, contou. “No carro, eles disseram que durante a próxima semana (últimas antes das eleições) haveria cadastramento lá. Isso é um abuso de poder”, afirmou ele, que mora na rua Frank de Menezes, em Outeiro, já devidamente “amarelada”.

A reportagem do DIÁRIO foi até a Agência Distrital ontem. No local, dezenas de pessoas ansiosas para serem contempladas. Do lado de fora, uma funcionária da prefeitura pedia calma e tranquilizava: “Gente, todos vão ser contemplados. Até o fim da semana vamos estar aqui para fazer o cadastro. Quem não trouxe o documento hoje (ontem) pode trazer amanhã (hoje)”.

CADÊ O BENEFÍCIO?

Perto dali, em ruas sem pavimentação, tomadas por mato e buracos, nas portas das casas, bandeiras amarelas anunciavam a extensão do crime eleitoral. Na esperança de receber um benefício, moradores da passagem se cadastraram no programa, mas até hoje esperam pelo dinheiro para reforma da residência. Uma dona de casa disse que já foi inscrita, mas até o momento aguarda ser contemplada.

“Nossa rua toda foi cadastrada e não sei de ninguém que tenha recebido. As pessoas vêm até aqui e pedem para colocar as bandeiras e para o povo votar no amarelo, que o beneficio sai. Até hoje estamos esperando”, afirma.

Não tão distante dali, no Tapanã, ocorre outro flagrante da distribuição do Cheque Moradia. Coordenadores de comitês ligados ao PSDB e assessores de diversos órgãos da prefeitura faziam o cadastro de dezenas de famílias, compostas de pessoas que trabalham balançando bandeiras do candidato Simão Jatene, no Cheque Moradia. O convite ao cadastro também foi feito via carro-som em diversas ruas do conjunto, atraindo centenas de pessoas.

A farra de distribuição do Cheque Moradia também já chegou ao interior do Estado nessa contagem regressiva para o segundo turno. Uma moradora do município de Maracanã, no nordeste paraense, cuja prefeitura é do PSDB, que pediu para não ser identificada na reportagem, denunciou ontem ao DIÁRIO que desde a quinta-feira, 16, os moradores têm acesso mais que facilitado ao benefício em carreatas motivadas pela reeleição do governador tucano, Simão Jatene, e até mesmo em secretarias municipais usadas como ponto de entrega do auxílio.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!