Diário Online
Notícias / Notícias Pará
Notícias Pará

Indígenas querem exoneração de diretores

quarta-feira, 29/10/2014, 10:20 - Atualizado em 29/10/2014, 10:24 - Autor:


O procurador da República Felício Pontes Filho, participou nesta terça-feira de uma reunião com líderes da etnia Kaipó integrantes de três aldeias da região do sul do Pará. O encontro aconteceu no auditório do Ministério Público Federal em Redenção e contou com a participação de mais de 50 indígenas das aldeias Gororotire, Krini localizadas no município de Cumaru do Norte e Las Casas no município de Pau D’arco.


A pauta da reunião que aconteceu com portas fechadas, foi para tratar de assuntos referentes à ação dos coordenadores da Fundação Nacional do Índio-FUNAI, que, segundo os  indígenas, estão desviando os recursos destinados para atender as comunidades indígenas da região do sul do Pará.Durante o encontro os indígenas solicitaram a exoneração de toda a diretoria da  FUNAI dos municípios de  Redenção e Tucumã, responsável pelo atendimento dos selvícolas na região.  Na pauta os lideres Kaipos,  cobraram uma explicação sobre ações da Polícia Federal nos garimpos clandestinos existentes nas aldeias que foram fechados pelos agentes federais e uma presença mais eficaz da Funai que está muito distante da comunidade Kaipó, segundo os lideres indígenas. Os Kaípos, cobraram também a demarcação das terras indígenas tanto prometida pela Funai mais que não tem sido executada pelo órgão. Felicio Pontes ouviu atentamente as reivindicações e disse que nesta quinta-feira (30),  estará reunindo novamente com os lideres onde vai passar as decisões apresentada pelo Ministério Público Federal.  


Ao final dom encontro o procurador disse que todas as denúncias feitas pelos indígenas serão encaminhadas a Polícia Federal, que fará  as devidas investigações e que caso seja verdade as declarações os culpados serão punidos. Quanto à exoneração dos coordenadores o procurador disse que vai aguardar a investigação da PF. “Nós vamos estar aguardando as investigações e voltaremos a sentar para apresentar um plano de extrageia que possa promover essa aproximação da Funai com os Kaipos’’, disse Pontes.     Para o cacique Davi Kaipó, om encontro não deixou a comunidade muito satisfeita pois eles queriam a exoneração imediata dos coordenadores. “Saímos da reunião não muitos contentes, pois a comunidade Kaipó, esperava que os coordenadores fossem exonerados pois eles não tem compromisso com o nosso povo, mais vamos esperar a próxima reunião pra ver o que vai acontecer’’, disse o cacique. 


(DOL, com informações de DInho Santos)

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS