No portão de entrada um banner avisa: ‘Aqui temos vacina’, mas a resposta quando se entra é outra: ‘não estamos vacinando’.
Esta é a realidade de quem procura a Unidade de Saúde do bairro do Sideral, em Belém. Na manhã de ontem, o DIÁRIO acompanhou o drama de diversos pais e responsáveis que procuraram o posto, mas estiveram que voltar sem ter recebido as doses.
A dona de casa Carmem Lúcia Alves levou o filho de dois anos e o sobrinho para serem vacinados. Mas, com a informação que teria que se deslocar para outro posto, Carmem ficou revoltada.
“Deixei pra trazer as crianças hoje (ontem), porque disseram que teria vacina. No final de semana não é possível, e como não estou trabalhando no momento, resolvi trazer as crianças. Para minha infeliz surpresa, terei que voltar sem nada. Paguei um táxi e agora vou ter que pagar outro para ir até o posto de saúde da Cabanagem, que é o mais próximo. Quem se prejudica com isso é a população” disse.
Muito sorridente, Rafael Dias, 2 anos, chegou ao local acompanhado da irmã e mãe. A criança já estava sendo preparada para tomar uma ‘picadinha’ como informou a dona de casa Rita Dias, mãe da criança.
“Eu disse pra eles que nós íamos tomar as ‘gotinhas’ e a ‘picadinha’ para ir tirando o medo. Mas, agora vamos ter que voltar pra casa, pois a enfermeira disse que eles não estão vacinando ninguém. Isso é um problema. Estamos andando com crianças e não com adultos. Assim, fica complicado”, ressaltou.
BANNER
Para a autônoma Rosa Pereira Lima, o que mais deixa a população revoltada é passar no local e ver o banner informando que no posto estão vacinando. “Passamos na rua e vemos a placa dizendo que tem vacina, mas não tem. Não entendo o motivo pelo qual eles colocam isso. Trouxe as crianças e vou ter que voltar pra casa sem que ninguém tenha sido vacinado”, lamentou.
De acordo com informações, depois que o prédio onde funciona o posto foi reformado, os refrigeradores trocados servem, apenas, para o armazenamento de alimentos. Ele não atinge a temperatura ideal para a conservação nas doses, por isso a vacinação no local foi suspensa.
A reportagem tentou falar com os responsáveis pela vacinação no posto, mas ninguém se pronunciou sobre o assunto.
Em nota, a Sespa informou que as vacinas já foram distribuídas a todos os municípios, incluindo Belém.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foi procurada mas não se manifestou até o fechamento desta edição.
CAMPANHA
No último sábado (8), foi lançada a Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo, no Pará. No Estado, a meta é vacinar 639.783 crianças contra a poliomielite (paralisia infantil) e outras 574.331 contra o sarampo.
Conforme o Ministério da Saúde foram disponibilizadas pela União 1,6 milhão de doses de vacinas, para serem distribuídas pela Divisão de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) aos 13 Centros Regionais de Saúde, para encaminharem as doses aos municípios de abrangência.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar