A população, quase como um todo, tem apenas vagas referências sobre as competências e atribuições do Banco Central. Ignorando a natureza do seu trabalho e a importância do papel que ele tende a desempenhar no funcionamento da economia, é natural que haja, portanto, pouca ou nenhuma mobilização no sentido de preservar – e se possível ampliar – a representação do BC na Região Norte, com sede em Belém.
Pouca gente se dá conta, por exemplo, de que tem a ver com o Banco Central a oferta e a circulação do dinheiro – inclusive as moedas divisionárias de pouco valor, que o cidadão recebe na feira, na farmácia ou no supermercado.
A própria qualidade do dinheiro é outro fator que depende da ação do BC. Daro Piffer, que viaja constantemente por todo o país, garante que o dinheiro que circula na Região Norte é mais velho, mais desgastado e de pior qualidade que o dinheiro que gira nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil.
CONTROLE
Também é missão do Banco Central zelar pela adequada liquidez da economia, manter as reservas internacionais em nível adequado, estimular a formação de poupança interna e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro, zelando inclusive pela sua estabilidade. No plano nacional e nas diversas regiões brasileiras, compete ainda ao Banco Central todas as ações de regulação, controle e fiscalização do sistema financeiro e das entidades a ele vinculadas – o que resulta em garantia, segurança e tranquilidade para os correntistas e investidores, que confiam seus recursos aos ganhos da poupança e de outras aplicações financeiras.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar