plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professores fazem protesto por salários

Professores da rede municipal de ensino do município de São Domingos do Capim, na região nordeste do Estado, realizaram uma manifestação, na manhã de ontem, para protestar contra a falta de pagamento salarial. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educ

twitter Google News

Professores da rede municipal de ensino do município de São Domingos do Capim, na região nordeste do Estado, realizaram uma manifestação, na manhã de ontem, para protestar contra a falta de pagamento salarial. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), cerca de 100 profissionais contratados pela prefeitura estão sem receber o 13º e o salário de dezembro. Somente os concursados receberam os vencimentos em dia.

O ato iniciou pela manhã e os manifestantes chegaram a entrar no prédio da prefeitura. Do lado de fora, eles gritaram palavras de ordem e tocaram fogo em pneus. No fim da manhã, uma comissão de professores foi recebida pelo secretário de Educação de São Domingos do Capim, Manoel Bernardo da Luz, e pelo contador do município, Marco Aurélio.

No dia anterior à manifestação, o secretário teria dito que o não pagamento dos salários se justificam pela falta de recursos. Mas, segundo o coordenador do Sintepp, Fredson Silva, na reunião de ontem, Manoel garantiu que a prefeitura fará o pagamento do 13º até o meio-dia de hoje. Quanto ao salário de dezembro, não há previsão.

O Sintepp acusa a prefeitura de inchar a folha de pessoal com excesso de contratações para outras secretarias e remanejamento de servidores do Estado para o município. “Enquanto isso, as escolas estão abandonadas com a falta de servidores. Em muitas delas não há sequer vigia”, denuncia Fredson.

As aulas do ano letivo estão previstas para começar em fevereiro deste ano em 104 escolas municipais. Mas o Sintepp não descarta a possibilidade de greve ainda este mês. Os professores decidiram esperar até o próximo dia 10 para receber os salários atrasados.

Caso isso não ocorra, pretendem reunir a categoria para deliberar por novas manifestações, greve e denúncia ao Ministério Público.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!