Com a chegada do período das chuvas mais intensas, os problemas de quem mora no bairro do Marco, em Belém, principalmente nas regiões de baixadas também aumentaram. Quem trafega pelo local se depara com ruas totalmente esburacaras, sem pavimentação asfáltica, canais transbordando, mato alto e lixo espalhado ao longo das vias.
Ao perceber que a prefeitura de Belém não toma uma atitude eficaz, já que a situação se repete a cada chuva, para evitar que o descaso continue um grupo de moradores se reuniu, na manhã de ontem, para fazer alguns ajustes na travessa Mariz e Barros. A operação tapa-buracos foi feita com recursos e com mão-de-obra próprios.
O movimento foi iniciado pelo vendedor de carros Antônio Silva que, ao lado do seu filho, coloca aterro nos desníveis da rua, para poder trafegar dignamente pelo local. O morador, de 62 anos vê no trabalho feito com as suas próprias mãos um meio de evitar que sua família e vizinhos passem pela lama, evitando assim que os carros que trafegam constantemente molhem as pessoas, já que com a água da chuva, a situação do abandono se intensifica ainda mais.
ALAGAMENTOS
As cenas de alagamentos se repetem constantemente, mesmo sem chover forte. Trecho da travessa Mariz e Barros fica completamente alagada. Os moradores reclamam que depois de uma obra no canal da Leal Martins, as ruas e as casas passaram a ficar alagadas mais que antes, já que os restos de entulhos entupiram ainda mais os bueiros.
Seguindo pela mesma travessa, no perímetro entre as passagens Acatauassu Nunes e Leal Martins, as casas ficam inundadas. Até cobras e peixes já foram encontrados pelos moradores, que são impedidos de entrar e sair de suas residências devido ao alto nível da água que transbordam dos canais.
Em nota, a prefeitura de Belém afirma que “está trabalhando no saneamento de diversas vias do bairro do Marco com obras para combater alagamentos. Rede de drenagem está sendo implantada na passagem Maria Aguiar e outras vias estão recebendo terraplenagem. Todas as vias da área conhecida como Baixada do Marco serão asfaltadas e os canais receberão novas muretas de proteção.
Ainda segundo nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) está atuando na realização de obras de infraestrutura no Canal do Tucunduba.
RESUMO
Um grupo de moradores se reuniu, na manhã de ontem, para fazer alguns ajustes na travessa Mariz e Barros. A operação tapa-buracos foi feita com recursos e com mão de obra próprios
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar