Após passar toda a campanha eleitoral batendo na tecla de que teria como prioridades do mandato a saúde, a segurança e o saneamento, o tucano Zenaldo Coutinho termina a metade do governo à frente da prefeitura de Belém sem ter conseguido exibir uma realização capaz de marcar a gestão.
Saúde e saneamento, áreas de responsabilidade direta do município, continuam entre as principais queixas da população. Na área da segurança, cuja atuação da prefeitura deve ser coadjuvante ao Estado, também há pouco a comemorar. Mas o maior exemplo da falta de ações para mudar a cara da cidade pode ser visto todos os dias pelos belenenses que cruzam a principal via de acesso ao centro da cidade. É na Almirante Barroso que está, à vista de todos, o esqueleto do que deveria ser uma das soluções para minimizar os graves problemas da mobilidade em Belém. O projeto do Bus Rapid Transit (BRT), se tornou apenas uma via expressa por onde trafegam ônibus das linhas comuns (sem os veículos articulados) sucateados.
O prefeito, porém, tem avaliação diferente em relação à gestão. Na semana passada, na abertura dos trabalhos da Câmara, Zenaldo afirmou considerar positivas as ações desenvolvidas até o momento. “O prefeito apresentou uma visão muito ufanista de si mesmo e do governo. Admitiu apenas problemas de dívidas deixadas pelas administrações passadas e reclamou da falta de repasses federais”, avaliou o vereador da oposição Fernando Carneiro (PSOL).

Os questionamentos para Zenaldo foram feitos especialmente no que diz respeito ao BRT, a obra que já teria consumido cerca de R$ 200 milhões e até agora não apresentou os resultados esperados pela população. Também foi questionado sobre os investimentos para a saúde, especialmente a compra do Hospital Porto Dias, cujo valor de R$ 90 milhões seria pago pelo município a partir de um empréstimo já aprovado pela Câmara. “Na área da saúde, tivemos uma operação maquiagem em alguns postos e saúde, na segurança, a troca de lâmpadas nas ruas, mas nenhuma ação realmente efetiva que resolva os problemas”, diz Carneiro.
Mais:
Discursos renovam promessas não cumpridas
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar