A partir de próxima segunda-feira (02), a população paraense pagará bem mais caro pela energia elétrica. Na última sexta-feira (27) a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou em todo o Brasil reajuste de 83,33% na Bandeira Vermelha (já em vigor desde janeiro deste ano) passando de R$3,00 para R$ 5,50 para o consumo de cada  100 kWh  (quilowatts-hora). 

Também na sexta a ANEEL autorizou aumento extraordinário nas contas de energia dos consumidores de quase todo o Brasil. Os reajustes autorizados não foram uniformes e variaram por regiões . Na região Norte o reajuste médio será de 5,5 % (os grandes consumidores terão reajuste médio de 6,6%  e os de baixo consumo (residenciais ) de 4,8 %. 

No caso do Pará o reajuste médio (extraordinário) a ser cobrado pela CELPA será de 3,6%, alcançando aproximadamente dois milhões de unidades consumidoras.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), com as altas verificadas nas bandeiras este ano, somado a este reajuste extraordinário e mais o aumento ocorrido no mês de agosto do ano passado de cerca de 34%, o aumento médio da energia elétrica  para os paraenses  em  menos de um ano  chega a mais de 40%. A inflação para o mesmo período, no entanto, não chega a 5%.

Ainda de acordo com o Dieese/PA, este é o décimo  sexto  reajuste na tarifa de Energia Elétrica dos paraenses desde a privatização em 1998. A empresa foi privatizada  em 1998, com  as tarifas já plenamente recompostas.

(DOL, com informações do Dieese)

MAIS ACESSADAS