Nas últimas semanas, alguns moradores de Belém e região metropolitana foram vítimas de tentativas de assaltos que possuem uma característica em comum: a criatividade ou mesmo oportunidade "inovadora" criada pelos criminosos.

Circulam em redes sociais imagens de laranjas e outras frutas que seriam preenchidas com pregos e parafusos para provocar o estouro de pneus e outro problemas mecânicos em veículos. As frutas seriam jogadas estrategicamente em algumas ruas, para atingir os automóveis. Ao sair para verificar o que ocorreu, os condutores são abordados pelos assaltantes.

Outra maneira de abordagem das pessoas ocorre dentro dos ônibus coletivos, em especial em horários menos movimentados, como 10h, entre 14h e 16h e entre 20h e 21h. Em geral os assaltantes agem em dupla e fingem ser vendedores de salgadinhos e bombons. Após entrar nos coletivos, no entanto, rapidamente puxam bonés, bolsas, celulares dos passageiros e descem.

Quem depende do transporte público também deve ficar atento ao uso de celulares e outras mídias nos coletivos, em especial próximos das janelas. Ao pararem em algum engarrafamento ou semáforo, alguns assaltantes aproveitam para puxar das mãos dos passageiros os aparelhos. Um dos pontos mais comuns de assaltos seria na avenida Doca de Souza Franco pela noite, onde muitos ônibus param por longo tempo, facilitando a ação dos bandidos.

(DOL)

MAIS ACESSADAS