plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

São Félix do Xingu faz 115 anos de história

Um dos maiores municípios do Pará, São Félix do Xingu completa 115 anos de fundação nesta sexta-feira (10). Entretanto, sua história começa bem antes, há cerca de 9.500 anos, quando a área era habitada apenas por povos indígenas, em especial as tribos Ara

twitter Google News

Um dos maiores municípios do Pará, São Félix do Xingu completa 115 anos de fundação nesta sexta-feira (10). Entretanto, sua história começa bem antes, há cerca de 9.500 anos, quando a área era habitada apenas por povos indígenas, em especial as tribos Araras, Assurinis e Caiapós.

Segundo o Museu Paraense Emílio Goeldi, os indígenas dominavam o território até o período da colonização, quando os primeiros conquistadores chegaram na região e entraram em conflito com as tribos.

Esses conflitos seguiram até 1900, quando um grupo liderado pelo coronel Martins Jorge iniciou a primeira colonização efetiva da região, criando um pequeno acampamento em uma ilhota, batizada de Ilha São Félix, em homenagem à São Félix de Valois, acontecimento que foi reconhecido posteriormente como a data de criação da cidade.

Agência Pará

(Foto: Agência Pará)

Atualmente, apesar de grande parte desses povos terem sido exterminados, aproximadamente metade da área do município é formada pelas áreas destinadas aos povos nativos.

A comunidade, inclusive, desenvolveu-se principalmente através do extrativismo, até que, com o advento da borracha, seringalistas chegaram a região e incentivaram a nova atividade econômica na área.

Já a localidade, que até então pertencia ao município de Xingu (hoje Altamira), cresceu e, em 1936, conseguiu sua emancipação. Mas durou apenas dois anos, quando passou a fazer parte do distrito de Novo Horizonte. A segunda emancipação política só ocorreu em 1961, quando finalmente recebeu o status de município.

Agência Pará

Foto: Agência Pará

NOVOS TEMPOS

Desde então, São Félix do Xingu vem se desenvolvendo, principalmente com o extrativismo vegetal, uma herança da colonização, e da pecuária, que ofertou destaque nacional ao município.
“Lembro que quando era mais jovem via um ‘mundão’ de pasto nas fazendas. Era muito boi mesmo. Pra quem não tinha pena de se esforçar, trabalho não faltava nas fazendas”, conta Natalino Dias, de 51 anos, maranhense que passou a infância no município. “Sai do interior para ajudar os meus filhos na faculdade, mas gosto de lembrar do que vivi lá. Aquela cidade foi muito importante na minha vida.”

A atividade cresceu tanto que, em 2011, a cidade foi considerada o município com o maior número de cabeças de gado do Brasil. Entretanto, a queima de floresta nativa para a formação de pasto também trouxe o status de município entre os principais desmatadores do país.

AGÊNCIA BRASIL

Foto: Agência Brasil

Querendo reverter a situação, diversas organizações começaram a atuar juntas para diminuir o corte de árvores na cidade, que já em 2013 conseguiu entrar na lista do Ministério do Meio Ambiente dos locais com menor desmatamento no ano.

O caminho ainda é longo, mas São Félix do Xingu é uma cidade que já mostrou sua determinação e que, quando quer, corre atrás e faz acontecer.

DOL

(Gustavo Dutra/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!