Será permitido a partir desta quarta-feira (15), ligações gratuitas nos orelhões da Oi nos Estados do Pará, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

De acordo com determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as ligações gratuitas devem ser locais a telefones fixos. A punição, é pelo fato de que a operadora não cumpriu com os patamares mínimos de disponibilidade de telefones públicos em suas áreas de atuação.

Ainda de acordo com a agência, era necessário ter ao menos 90% de orelhões disponíveis em todas as Unidades da Federação e 95% nas localidades atendidas somente por orelhões (acesso coletivo). Nos Estados onde a exigência não foi atendida a operadora foi punida.

A Oi foi avisada da possibilidade de punição no dia 2 de fevereiro, contudo, até 31 de março, quando a Anatel realizou a medição mais recente, a situação não tinha se resolvido. Os orelhões serão liberados até que a operadora atinja as metas.

(DOL com informações do portal Olhar Digital)

MAIS ACESSADAS