plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Medicação está com a produção afetada

“As pessoas morriam de sífilis no início do século 19 porque a penicilina só foi descoberta em 1920 e usada oficialmente a partir da década de 40. Depois disso, o tratamento são duas ampolas e só. E, se não mata, pode gerar muitas sequelas, como infertili

“As pessoas morriam de sífilis no início do século 19 porque a penicilina só foi descoberta em 1920 e usada oficialmente a partir da década de 40. Depois disso, o tratamento são duas ampolas e só. E, se não mata, pode gerar muitas sequelas, como infertilidade, pode provocar abortos espontâneos, pode deixar a criança surda no caso de sífilis congênita”, afirma Brígido.

No ano passado, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) colocou a questão na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) a partir do grande número de reclamações da falta dos medicamentos nos municípios. Em resposta, no dia 8 de maio o MS enviou uma carta-resposta à entidade informando que as empresas Eurofarma, Furp e Teuto, com registro válido para a manufatura do fármaco, enfrentam problemas de ordem regulatório-sanitária que estavam dificultando a produção e, para superar as dificuldades, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e outros dois entes ligados ao MS se reuniram com esses produtores e tais problemas ganharam prioridade de resolução.

O ministério repassou ainda que está monitorando o processo de produção das empresas no sentido de reduzir prazos de manufatura e entrega. No documento consta que, nesse mês de maio, juntas, as três companhias estão responsáveis pelo envio de 4,8 milhões de ampolas de penicilina ao Brasil.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias