Algumas medidas simples podem ajudar a garantir o bom funcionamento e a segurança de quem usa os elevadores de prédios comerciais ou residenciais. 

Para quem mora ou trabalha em prédios que possuem o elevador, algumas medidas deixam de ser tomadas pela frequência no uso do equipamento. Algumas pessoas não se atentam aos riscos a que estão sujeitas dentro de um elevador. 

Nesta quarta-feira (29), um homem identificado como Gerson Carlos Pereira da Costa, morreu enquanto fazia a manutenção de um dos elevadores do edifício Diamond Tower, na rua Oswaldo Cruz, no bairro da Campina, em Belém.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima, que seria funcionário do condomínio, teria colocado uma cadeira para segurar a porta do elevador e subido na cabine para retirar o acúmulo de água. Ainda de acordo com os Bombeiros, a cadeira teria se soltado após o elevador ser acionado.

Veja alguns casos e orientações para evitar acidentes:

O que você não deve fazer:
- Puxar a porta do pavimento sem a presença da cabine no andar.
- Apressar o fechamento das portas.
- Apertar várias vezes o botão de chamada.
- Chamar vários elevadores ao mesmo tempo.
- Fumar dentro do elevador.
- Movimentos bruscos dentro do elevador.
- Lotar o elevador com o peso acima do permitido.
- Bloquear o fechamento das portas com objetos.
- O excesso de lotação e de carga é perigoso e acarreta desgaste prematuro do equipamento.

Crianças:
- O elevador não é lugar de brincadeiras, portanto oriente as crianças para que elas não acionem os botões desnecessariamente; não pulem ou façam movimentos bruscos dentro da cabine; para nunca colocar as mãos na porta; não entrar primeiro no elevador, assim que a porta se abre e que evitem que elas usem o elevador sozinhas.

Outros cuidados:

- Exija da empresa de conservação que o acesso à porta do elevador seja bloqueado quando ele estiver em reparos ou revisão técnica.

- Se o elevador parar entre dois andares, os ocupantes devem: manter a calma, pois o perigo não é iminente;
acionar o botão de alarme e/ou utilizar o interfone para pedir ajuda; solicitar que chamem o zelador e, se necessário, a empresa conservadora ou mesmo o Corpo de Bombeiros. É importante que a pessoa que estiver dentro do elevador, não force as portas e nem tente sair por conta própria.

- Outra orientação é que, se o elevador parar entre andares e a porta abrir, não tente sair pela abertura. O elevador pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo. É indicado que a pessoa aguarde a estabilização do equipamento.

- Quando a porta do elevador abrir, preste atenção. Antes de entrar, verifique se a cabine do elevador está no andar. Falhas mecânicas permitem, às vezes, que a porta abra sem a presença do elevador, o que já provocou muitos acidentes fatais.

- Entre no elevador e saia dele devagar, para evitar colisão com outros usuários. Não tente entrar no elevador enquanto os ocupantes estiverem saindo.

- Ao entrar no elevador e ao sair dele, cuidado para não tropeçar nos degraus que se formam.

- Em caso de incêndio, não utilize os elevadores. O abandono do edifício deve ser feito pelas escadas, obedecendo ao plano de abandono.

(DOL)

MAIS ACESSADAS